Página inicial > Notícias > Programas de extensão do CDSA realizam oficinas temáticas na Feira Literária da Escola Agrotécnica de Sumé 2022

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 08h19

Os monitores do Programa de Educação em Solos nas Escolas (Educasolos) e Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, coordenados pelos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital, participaram da Feira Literária da Escola Agrotécnica de Sumé, a II FLIAG e realizaram duas oficinas temáticas para os educandos do Ensino Fundamental.

A oficina Fazendo arte com terra foi conduzida pelas monitoras Bárbara Ayres e Danielle Freitas. Trata-se da atividade de pintura com tinta ecológica a base de solo, uma atividade que busca despertar o interesse dos participantes para o cuidado com o solo, considerando suas múltiplas funções, a diversidade de cores e os usos agrícola e não agrícola desse componente fundamental dos ecossistemas que sustenta a vida no Planeta. Essa é uma atividade que desperta o interesse e o entusiasmo dos participantes pela proposta inovadora de fazer tinta e pintar a partir das cores da terra.

Já na oficina Minhocas na escola, conduzida pelos monitores José Ilton e Rogério Emídio, a proposta foi chamar a atenção dos participantes para a fauna do solo, e em particular para as minhocas, organismos do solo que desempenham importantes serviços ecológicos, sobretudo quando se considera a urgência de sensibilizar os estudantes para as práticas de conservação do solo e a aprendizagem significativa para a formação cidadã.

"Qualquer uma das oficinas podem ser desenvolvidas no ambiente escolar e em casa, pois trabalham a criatividade, a reciclagem dos resíduos orgânicos e possibilitam a geração de renda e o fortalecimento do protagonismo juvenil. A equipe e a coordenação dos programas de extensão do CDSA agradecem o convite e a parceria das gestoras e coordenadoras pedagógicas da Escola Agrotécnica de Sumé, professoras Raquel Batista, Adriana Farias e Elidiane Batista", disse a professora Adriana Meira.

"Para as escolas interessadas em levar essas atividades para seus ambientes, os coordenadores informam que os agendamentos podem ser feitos via contato com os integrantes dos projetos, pelo telefone do CDSA (3353 61905 Laboratório de Solos da Central ou via rede social @solonaescolaufcg / @projeto_geotinta)", completou a professora.