Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (Segunda Licenciatura)
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (Segunda Licenciatura)

 

 

O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola ( Segunda Licenciatura) ofertado pelo CDSA/UFCG busca atender a demanda por formação específica em Educação Quilombola, sendo uma proposta pioneira no Estado da Paraíba e em sua área de abrangência imediata que corresponde ao Cariri Paraibano onde o CDSA está localizado, bem como, o Sertão do Pajeú e o Sertão do Moxotó no estado de Pernambuco, pela localização estratégica do CDSA/UFCG em relação a estes territórios. O curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE / EDITAL Nº 23/2023).


OBJETIVOS DO CURSO:


GERAL:
Formar professores quilombolas ou que atuem em escolas localizadas ou próximo de territórios quilombolas no curso superior de Licenciatura em Educação Escolar Quilombolas para atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância.


ESPECÍFICOS:

  • Garantir ao educando o direito a conhecer história de luta dos povos afro brasileiros no Brasil;
  • Reconhecer a história e a cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo civilizatório nacional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que estruturam as concepções de vida dos afro- brasileiros na diáspora africana;
  • Promover o fortalecimento da identidade étnico-racial, da história e cultura afro-brasileira e africana ressignificada, recriada e reterritorialização nos territórios quilombolas, dentre outras prescrições;
  • Mobilizar uma formação na e para a prática docente orientada pelas concepções e princípios da Educação Escolar Quilombola, tendo como ponto de partida a experiência do educador em vista de aprimorar as práticas pedagógicas em constante diálogo entre o saber científico e os saberes da experiência;
  • Preparar o professor para o gerenciamento de sua prática docente e o consequente exercício do planejamento crítico-reflexivo, visando o atendimento da diversidade que constitui as escolas quilombolas;
  • Subsidiar a construção coletiva de projetos educacionais em diálogo com as Diretrizes Nacionais Operacionais para a garantia da Qualidade das Escolas Quilombolas e as demandas que envolvem os municípios de origem dos professores em formação;
  • Contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades quilombolas e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações quilombolas, socializando/construindo novas alternativas de organização escolar e pedagógica para as escolas dos quilombolas;
  • Promover uma formação para a práxis pedagógica que colabore com a compreensão do fenômeno educativo contemporâneo nas dimensões política, social, cultural, ambiental e humana no contexto dos territórios quilombolas.


O Licenciado em Educação Escolar Quilombola com a área de Ciências Humanas e Sociais formado pelo CDSA/UFCG poderá, assim, atuar em, pelo menos, três grandes campos profissionais:

 

ENSINO - A concepção do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do CDSA/UFCG prevê a formação articulada entre ensino e pesquisa, por compreender que o ensino de qualidade é aquele que se pauta na pesquisa atualizada da realidade social. O egresso do curso de Licenciatura Escolar Quilombola estará apto a atuar no campo da educação, nos anos finais no ensino fundamental e Ensino Médio nas escolas quilombolas na área de ciências humanas e sociais, até as diferentes formas de educação promovidas por outros agentes sociais, como movimentos sociais, organizações não governamentais, empresas etc.


PESQUISA - No perfil da oferta do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola os componentes curriculares visam garantir ao futuro profissional amplo espectro de temas e abordagens de pesquisas em relação a temáticas das relações étnico raciais, povos tradicionais e semiárido com sua interfaces com outras dimensões do mundo social, além de fornecer oportunidade de desenvolver, ao longo do curso, atividades permanentes de pesquisa, colocando-o em contato com a realidade social que será o objeto de seu trabalho
profissional. 


PLANEJAMENTO, CONSULTORIA, FORMAÇÃO E ASSESSORIA - Por sua natureza a Licenciatura em Educação Escolar Quilombolas de manter um constante diálogo com a realidade sócio-político-econômica das comunidades quilombolas do semiárido criará a possibilidade de o egresso intervir pedagogicamente no espaço escola formal, bem como, em outros espaços formativos também importantes na organização dos territórios tradicionais. Neste sentido, os egressos devem estar preparados para se inserirem enquanto cidadãos conscientes, ativos e autônomos, no complexo contexto social e institucional das sociedades contemporâneas, nas quais ao lado de uma visão interdisciplinar são imprescindíveis modelos teóricos flexíveis e abertos a intervenções relacionadas aos inúmeros desdobramentos do desenvolvimento tecnológico sobre o espaço de atuação profissional. Os egressos devem, portanto, estar preparados para atuarem de modo inovador e atentos à diversidade de perspectivas teóricas e práticas do mundo contemporâneo, serem profissionais politicamente motivados a lidar com a diversidade da população atendida pela escola, além de transitarem com desenvoltura e criatividade pelas diferentes instâncias do saber e da instituição escolar, tendo como foco a
construção de uma escola antirracista.


IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:

Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Área Ciências Humanas e Sociais
NATUREZA: Segunda Licenciatura
MODALIDADE: Presencial em perspectiva da Pedagogia da Alternância
INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
UNIDADE EXECUTORA: Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACIS)
REGIME DE FUNCIONAMENTO: Períodos letivos, em regime de créditos, com o tempo pedagógico organizado em Tempo Universidade (TU) e Tempo Quilombo (TQ).

Aulas concentradas às sextas-feiras e sábados no Campus do CDSA. Os dias de funcionamento do curso poderão ser redefinidos pelo colegiado de curso, desde que assegurado a organização do tempo pedagógico em tempo universidade e tempo comunidade.


TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
● Tempo Mínimo: cinco períodos letivos
● Tempo Máximo: sete períodos letivos


TEMPOS FORMATIVOS: Tempo Quilombo e Tempo Universidade.

Tempo Universidade:  53,3% da carga horária por componente curricular, correspondendo a dimensão teórica.

Tempo Quilombo: 46,7% da carga horária por componente curricular, correspondente a dimensão prática em regime de alternância.


DURAÇÃO DO CURSO: dois anos e meio (no máximo três anos e meio)

CRÉDITOS: 130
HORAS-AULA: 1.950 horas
FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo especial.
REGIME DE MATRÍCULA: Modular. Em todos os períodos letivos os componentes são pré-estabelecidos.

VAGAS OFERTADAS:
Turma 1 - 2024 (35 vagas)
Turma 2 - 2025 (35 vagas)

 

BOLSA DE ESTUDOS (R$ 700): 

Farão jus ao recebimento de bolsa de estudos:
 
 - Os estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do PARFOR EQUIDADE;
 
- Além dos professores das Instituições de Ensino Superior participantes, mestres tradicionais de saberes reconhecidos por organização indígena, quilombola ou das populações do campo ou segmento dos povos e comunidades tradicionais, no âmbito de sua respectiva comunidade, poderão atuar como formadores convidados, ministrando atividades e disciplinas específicas.
 
 

COORDENADOR DO CURSO: Prof. Valdonilson Barbosa dos Santos
E-mail: valdonilson.barbosa@professor.ufcg.edu.br

COORDENADORA DE ALTERNÂNCIA: Profa. Aldinete Silvino de Lima

E-mail: aldinete.silvino@professor.ufcg.edu.br

 

COORDENADOR INSTITUCIONAL DO PARFOR DA UFCG: Prof. Wallace Gomes Ferreira de Souza

E-mail: wallace.gomes@professor.ufcg.edu.br

E-mail: parfor@setor.ufcg.edu.br

 

 

Telefone: (83) 3353.1893

 

 

CORPO DOCENTE:

 

Docente

Área de formação

Titulação

Instituição

Lattes

01

Aldinete Silvino de Lima

Educação Matemática

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/7418494748398866

02

Carla Mailde Feitosa Santa Cruz

Educação do Campo / Direitos Humanos

Mestra

UFCG

http://lattes.cnpq.br/9113071813441768

 

03

Clayton Rodrigues da Silva

Sociologia

Mestre

IFPB

http://lattes.cnpq.br/5295229675654054

04

Denise Xavier Torres

Educação

Doutora

UFPE

http://lattes.cnpq.br/6913539254861756

05

Emanuelle Cristina da Silva Fernandes

Sociologia

Mestra

AESA

http://lattes.cnpq.br/0231895578655879

06

Fabiano Custódio de Oliveira

Geografia

Doutor

UFCG

http://lattes.cnpq.br/8863482545802399

07

Geonara de Souza Oliveira

Libras

Especialista

UFCG

http://lattes.cnpq.br/6838842749696765

08

Guilherme Augusto Diniz

Linguística, Letras e Artes

Mestre

UFMG

http://lattes.cnpq.br/6731893565965786

09

Hiago Trindade de Lira Silva

Serviço Social

DOUTOR

UFCG

http://lattes.cnpq.br/2771002230887296

10

José Marciano Monteiro

Sociologia

Doutor

UFCG

http://lattes.cnpq.br/1364782229198714

11

Kátia Ramos Silva

Sociologia

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/7425924217515123

12

Luan Gomes dos Santos de Oliveira

Sociologia

DOUTOR

UFCG

http://lattes.cnpq.br/2784352958535431

13

Luciana Leandro da Silva

Educação

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/6417395216828103

14

Luciano Barbosa Justino

Literatura

Doutor

UEPB

http://lattes.cnpq.br/7867334606136778

15

Marinalva Vilar de Lima

História

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/1606519856715259

16

Melânia Nóbrega Pereira de Farias

Antropologia

Doutora

UEPB

http://lattes.cnpq.br/6727443660180408

17

Michele Guerreiro Ferreira

Educação

Doutora

UFPB

http://lattes.cnpq.br/8184765765618521

18

Mônica Martins Negreiros

Língua Portuguesa e Linguística

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/2383235196053330

19

Paulo Cesar Oliveira Diniz

Sociologia

Doutor

UFCG

http://lattes.cnpq.br/7819000664910614

20

Rosana de Medeiros Silva

Ciências Sociais

Mestra

PPGCS/UFCG

http://lattes.cnpq.br/1263483100996253

21

Simone Salvador de Carvalho

Educação

Mestra

AESA

http://lattes.cnpq.br/1534650348087844

22

Sônia Maria Lira Ferreira

Filosofia

Doutora

UFCG

http://lattes.cnpq.br/8440115552221893

23

Valdir José Costa Padilha

Agroecologia, Apicultura e Meliponicultura

Mestre

UFCG

http://lattes.cnpq.br/6281749385816152

 

24

Valdonilson Barbosa dos Santos

Antropologia

DOUTOR

UFCG

http://lattes.cnpq.br/1806134985702314

25

Wallace Gomes Ferreira de Souza

Antropologia

Doutor

UFCG

http://lattes.cnpq.br/5710716878516059

 

 

DOCUMENTOS: 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página