Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (Segunda Licenciatura)
O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola ( Segunda Licenciatura) ofertado pelo CDSA/UFCG busca atender a demanda por formação específica em Educação Quilombola, sendo uma proposta pioneira no Estado da Paraíba e em sua área de abrangência imediata que corresponde ao Cariri Paraibano onde o CDSA está localizado, bem como, o Sertão do Pajeú e o Sertão do Moxotó no estado de Pernambuco, pela localização estratégica do CDSA/UFCG em relação a estes territórios. O curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE / EDITAL Nº 23/2023).
OBJETIVOS DO CURSO:
GERAL:
Formar professores quilombolas ou que atuem em escolas localizadas ou próximo de territórios quilombolas no curso superior de Licenciatura em Educação Escolar Quilombolas para atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância.
ESPECÍFICOS:
- Garantir ao educando o direito a conhecer história de luta dos povos afro brasileiros no Brasil;
- Reconhecer a história e a cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo civilizatório nacional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que estruturam as concepções de vida dos afro- brasileiros na diáspora africana;
- Promover o fortalecimento da identidade étnico-racial, da história e cultura afro-brasileira e africana ressignificada, recriada e reterritorialização nos territórios quilombolas, dentre outras prescrições;
- Mobilizar uma formação na e para a prática docente orientada pelas concepções e princípios da Educação Escolar Quilombola, tendo como ponto de partida a experiência do educador em vista de aprimorar as práticas pedagógicas em constante diálogo entre o saber científico e os saberes da experiência;
- Preparar o professor para o gerenciamento de sua prática docente e o consequente exercício do planejamento crítico-reflexivo, visando o atendimento da diversidade que constitui as escolas quilombolas;
- Subsidiar a construção coletiva de projetos educacionais em diálogo com as Diretrizes Nacionais Operacionais para a garantia da Qualidade das Escolas Quilombolas e as demandas que envolvem os municípios de origem dos professores em formação;
- Contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades quilombolas e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações quilombolas, socializando/construindo novas alternativas de organização escolar e pedagógica para as escolas dos quilombolas;
- Promover uma formação para a práxis pedagógica que colabore com a compreensão do fenômeno educativo contemporâneo nas dimensões política, social, cultural, ambiental e humana no contexto dos territórios quilombolas.
O Licenciado em Educação Escolar Quilombola com a área de Ciências Humanas e Sociais formado pelo CDSA/UFCG poderá, assim, atuar em, pelo menos, três grandes campos profissionais:
ENSINO - A concepção do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do CDSA/UFCG prevê a formação articulada entre ensino e pesquisa, por compreender que o ensino de qualidade é aquele que se pauta na pesquisa atualizada da realidade social. O egresso do curso de Licenciatura Escolar Quilombola estará apto a atuar no campo da educação, nos anos finais no ensino fundamental e Ensino Médio nas escolas quilombolas na área de ciências humanas e sociais, até as diferentes formas de educação promovidas por outros agentes sociais, como movimentos sociais, organizações não governamentais, empresas etc.
PESQUISA - No perfil da oferta do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola os componentes curriculares visam garantir ao futuro profissional amplo espectro de temas e abordagens de pesquisas em relação a temáticas das relações étnico raciais, povos tradicionais e semiárido com sua interfaces com outras dimensões do mundo social, além de fornecer oportunidade de desenvolver, ao longo do curso, atividades permanentes de pesquisa, colocando-o em contato com a realidade social que será o objeto de seu trabalho
profissional.
PLANEJAMENTO, CONSULTORIA, FORMAÇÃO E ASSESSORIA - Por sua natureza a Licenciatura em Educação Escolar Quilombolas de manter um constante diálogo com a realidade sócio-político-econômica das comunidades quilombolas do semiárido criará a possibilidade de o egresso intervir pedagogicamente no espaço escola formal, bem como, em outros espaços formativos também importantes na organização dos territórios tradicionais. Neste sentido, os egressos devem estar preparados para se inserirem enquanto cidadãos conscientes, ativos e autônomos, no complexo contexto social e institucional das sociedades contemporâneas, nas quais ao lado de uma visão interdisciplinar são imprescindíveis modelos teóricos flexíveis e abertos a intervenções relacionadas aos inúmeros desdobramentos do desenvolvimento tecnológico sobre o espaço de atuação profissional. Os egressos devem, portanto, estar preparados para atuarem de modo inovador e atentos à diversidade de perspectivas teóricas e práticas do mundo contemporâneo, serem profissionais politicamente motivados a lidar com a diversidade da população atendida pela escola, além de transitarem com desenvoltura e criatividade pelas diferentes instâncias do saber e da instituição escolar, tendo como foco a
construção de uma escola antirracista.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:
Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Área Ciências Humanas e Sociais
NATUREZA: Segunda Licenciatura
MODALIDADE: Presencial em perspectiva da Pedagogia da Alternância
INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
UNIDADE EXECUTORA: Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACIS)
REGIME DE FUNCIONAMENTO: Períodos letivos, em regime de créditos, com o tempo pedagógico organizado em Tempo Universidade (TU) e Tempo Quilombo (TQ).
Aulas concentradas às sextas-feiras e sábados no Campus do CDSA. Os dias de funcionamento do curso poderão ser redefinidos pelo colegiado de curso, desde que assegurado a organização do tempo pedagógico em tempo universidade e tempo comunidade.
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
● Tempo Mínimo: cinco períodos letivos
● Tempo Máximo: sete períodos letivos
TEMPOS FORMATIVOS: Tempo Quilombo e Tempo Universidade.
Tempo Universidade: 53,3% da carga horária por componente curricular, correspondendo a dimensão teórica.
Tempo Quilombo: 46,7% da carga horária por componente curricular, correspondente a dimensão prática em regime de alternância.
DURAÇÃO DO CURSO: dois anos e meio (no máximo três anos e meio)
CRÉDITOS: 130
HORAS-AULA: 1.950 horas
FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo especial.
REGIME DE MATRÍCULA: Modular. Em todos os períodos letivos os componentes são pré-estabelecidos.
VAGAS OFERTADAS:
Turma 1 - 2024 (35 vagas)
Turma 2 - 2025 (35 vagas)
BOLSA DE ESTUDOS (R$ 700):
COORDENADOR DO CURSO: Prof. Valdonilson Barbosa dos Santos
E-mail: valdonilson.barbosa@professor.ufcg.edu.br
COORDENADORA DE ALTERNÂNCIA: Profa. Aldinete Silvino de Lima
E-mail: aldinete.silvino@professor.ufcg.edu.br
COORDENADOR INSTITUCIONAL DO PARFOR DA UFCG: Prof. Wallace Gomes Ferreira de Souza
E-mail: wallace.gomes@professor.ufcg.edu.br
E-mail: parfor@setor.ufcg.edu.br
Telefone: (83) 3353.1893
CORPO DOCENTE:
Nº |
Docente |
Área de formação |
Titulação |
Instituição |
Lattes |
01 |
Aldinete Silvino de Lima |
Educação Matemática |
Doutora |
UFCG |
|
02 |
Carla Mailde Feitosa Santa Cruz |
Educação do Campo / Direitos Humanos |
Mestra |
UFCG |
http://lattes.cnpq.br/9113071813441768
|
03 |
Clayton Rodrigues da Silva |
Sociologia |
Mestre |
IFPB |
|
04 |
Denise Xavier Torres |
Educação |
Doutora |
UFPE |
|
05 |
Emanuelle Cristina da Silva Fernandes |
Sociologia |
Mestra |
AESA |
|
06 |
Fabiano Custódio de Oliveira |
Geografia |
Doutor |
UFCG |
|
07 |
Geonara de Souza Oliveira |
Libras |
Especialista |
UFCG |
|
08 |
Guilherme Augusto Diniz |
Linguística, Letras e Artes |
Mestre |
UFMG |
|
09 |
Hiago Trindade de Lira Silva |
Serviço Social |
DOUTOR |
UFCG |
|
10 |
José Marciano Monteiro |
Sociologia |
Doutor |
UFCG |
|
11 |
Kátia Ramos Silva |
Sociologia |
Doutora |
UFCG |
|
12 |
Luan Gomes dos Santos de Oliveira |
Sociologia |
DOUTOR |
UFCG |
|
13 |
Luciana Leandro da Silva |
Educação |
Doutora |
UFCG |
|
14 |
Luciano Barbosa Justino |
Literatura |
Doutor |
UEPB |
|
15 |
Marinalva Vilar de Lima |
História |
Doutora |
UFCG |
|
16 |
Melânia Nóbrega Pereira de Farias |
Antropologia |
Doutora |
UEPB |
|
17 |
Michele Guerreiro Ferreira |
Educação |
Doutora |
UFPB |
|
18 |
Mônica Martins Negreiros |
Língua Portuguesa e Linguística |
Doutora |
UFCG |
|
19 |
Paulo Cesar Oliveira Diniz |
Sociologia |
Doutor |
UFCG |
|
20 |
Rosana de Medeiros Silva |
Ciências Sociais |
Mestra |
PPGCS/UFCG |
|
21 |
Simone Salvador de Carvalho |
Educação |
Mestra |
AESA |
|
22 |
Sônia Maria Lira Ferreira |
Filosofia |
Doutora |
UFCG |
|
23 |
Valdir José Costa Padilha |
Agroecologia, Apicultura e Meliponicultura |
Mestre |
UFCG |
http://lattes.cnpq.br/6281749385816152
|
24 |
Valdonilson Barbosa dos Santos |
Antropologia |
DOUTOR |
UFCG |
|
25 |
Wallace Gomes Ferreira de Souza |
Antropologia |
Doutor |
UFCG |
http://lattes.cnpq.br/5710716878516059
|
DOCUMENTOS:
Redes Sociais