Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos
Início do conteúdo da página

Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos

 

O final do século passado nos permitiu testemunhar uma revolução biológica de dimensões nunca antes vistas no mundo. Processos em que a natureza poderia levar centenas de milhares de anos são agora realizados de um dia para outro com o auxilio da engenharia genética e da biologia molecular. Essas transformações induzem reestruturações importantes nas áreas da agricultura, medicina e farmácia, produção animal, meio ambiente, entre outras. Dentro deste contexto, a Biotecnologia se destaca como uma das atividades científicas, econômicas e tecnológicas mais promissoras deste século.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

 

GERAL:
O Curso de Graduação em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do CDSA/UFCG, objetiva formar Engenheiros, profissionais da Biotecnologia, com uma adequada formação de base e de caráter genérico, multidisciplinar, capazes de conceber, projetar, intervir, inovar e desenvolver tecnologias, produtos e processos biotecnológicos (bioprocessos), a partir de potencialidades de microorganismos, plantas e animais, bem como potencialidades dos seus genomas, de modo a reconhecer problemas e buscar soluções para o desenvolvimento sustentável, conciliando desenvolvimento tecnológico com preservação ambiental. As competências nos domínios econômico e empresarial devem permitir gerir ou criar empresas nos múltiplos domínios da Biotecnologia.

 

ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver profissionais com grau de conhecimento e capacidade de compreensão a um nível que: - Sustentando-se nos conhecimentos de nível de Primeiro Período, os amplie e aprofunde; - Constitua a base de desenvolvimentos e aplicações originais, nomeadamente em contexto de pesquisa, com viabilidade para transposição para uma escala produtiva, apostando no estabelecimento de cooperação com a indústria.
  • Desenvolver nos profissionais a capacidade de aplicação de conhecimentos, compreensão e resolução de problemas em situações novas e não-familiares, incluindo ainda a capacidade de integrar a vertente biotecnológica em contextos alargados e multidisciplinares, aproveitando o reconhecido potencial desta área de conhecimento para assegurar a implementação de processos de elevada eficiência.
  • Desenvolver nos profissionais a capacidade de avaliação de situações e de decisão, que permitam integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que condicionem essas soluções e esses juízos, ou deles resultem.
  • Desenvolver nos profissionais a capacidade de comunicação, permitindo a transmissão de informação, idéias, problemas, soluções e conclusões (e os conhecimentos e raciocínios subjacentes) tanto a públicos constituídos por especialistas, como por nãoespecialistas, de uma forma clara e sem ambigüidades.
  • Desenvolver nos profissionais a capacidade de aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autônomo.
  • Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis.
  • Estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios: - Empregar o raciocínio reflexivo, crítico e criativo e atender às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais; - Conferir conhecimentos e habilidades ao formando; - Enfocar multidisciplinaridade e interdisciplinaridade; - Articular-se com a pós-graduação objetivando aumentar o interesse do alunado pela pesquisa científica.

 

O egresso deve ter habilidades para reconhecer problemas ambientais e buscar soluções regionais sustentáveis e se necessário propor o desenvolvimento de novas metodologias de investigação ambiental.

O campo de atuação do profissional formado em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos abrange os setores industriais (alimentício, farmacêutico, químico), agroindustrial e agrícola, além de empresas vocacionadas para o desenvolvimento de produtos por intermédio da biotecnologia. A preservação ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, traço marcante do CDSA, também serão considerados na formação acadêmica do egresso.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO:  

Duração do Curso: 5 anos
Períodos: 10 períodos letivos
Turno: Diurno
Créditos: 241
Horas-aula: 3.615 horas
Vagas por ano: 50
Coordenador: Prof. Janduy Guerra Araújo
Telefone: (83) 3353-1850 Ramal 61900
E-mail: janduy.guerra@professor.ufcg.edu.br
            secretariauaeb@setor.ufcg.edu.br

Documentos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página