Projeto do CDSA lança exposição fotográfica virtual em alusão ao dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

O lançamento da exposição ocorreu no último dia 17 de abril, na casa sede do Assentamento Mandacaru, em Sumé-PB. Trata-se da culminância de um projeto coordenado pela servidora técnica-administrativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Carla Mailde.
Ao longo de 4 meses a servidora realizou expedições fotográficas e pesquisas sobre o Assentamento em parceria com moradores locais. “Neste período buscamos identificar as principais atividades agrícolas e produções pecuárias, a fauna, a flora, culinária, artesanato e patrimônio histórico-cultural do Assentamento, tudo isto em parceria e planejado junto com a comunidade”, informou Carla.
A partir do dia 29 de abril de 2022 a exposição fotográfica estará disponível para acesso de toda a comunidade através da página do Instagram @acarimbu.
“Este trabalho possibilitou que registrássemos através da fotografia o quão importante foi e continua sendo a Reforma Agrária para quem antes não tinha a terra para morar e produzir. Resgatar a história de luta e de vida dos moradores e moradoras do Assentamento Mandacaru através da fotografia foi um desafio e um importante passo no processo de reafirmação da luta camponesa pela terra”, completou a servidora.
Sobre o evento, a agricultora Iara Raimundo falou: “fiquei muito feliz com a exposição pois temos muitas coisas lindas e não valorizamos mais agora abriu a mente de várias pessoas e só tenho agradecer”.
De acordo com Viviane Ramalho, Assessora de Comunicação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE, “Nós do PROCASE ficamos muito honrados em participar do evento do Assentamento Mandacaru, que contou com a presença do nosso Gerente de Monitoramento e Avaliação, José Rocha (na ocasião representando o coordenador do Projeto, Aristeu Chaves), não só pela organização, mas também pelos temas abordados nas palestras, em especial a reforma agrária, que precisa estar sempre em pauta, respeitando o acesso à terra e os demais direitos do trabalhador rural; pela programação cultural, como a leitura do cordel do poeta Mauricelio Silva, aos vídeos com os depoimentos dos moradores do Assentamento e também pela bela exposição fotográfica virtual. Parabéns a todos!”
Para Kleitinho Mendes, da Pastoral Juventude Rural “a exposição fotográfica realizada no Assentamento Mandacaru contribui muito para expor além das riquezas naturais e econômicas do assentamento, mais sobretudo o seu povo, contribuindo para evidenciar a importância da luta e do acesso à terra, contribuindo com a diminuição das desigualdades no campo, com a produção de alimentos saudáveis, garantido um campo com gente e produtivo”.
O professor Dr. Paulo Diniz (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do CDSA), que proferiu palestra no evento, avaliou o lançamento da exposição com a seguinte fala: “O dia 17 de abril representou um dia de festa no Assentamento Mandacaru, em Sumé. Festa de lançamento da Exposição Fotográfica sobre o Assentamento, revelando sua história, seu povo, sua fauna, sua flora. Uma bela Exposição coordenada por Carla Mailde, mas com a contribuição fundamental das pessoas do Assentamento Mandacaru que nos presentearam com suas lutas e histórias de vida, suas belezas culturais e produtivas, suas esperanças e desejos. Agradeço a comunidade do Assentamento Mandacaru e também o convite para participar juntamente com o professor Faustino Teatino (CDSA) desse momento belo e energizante”.
Assimp CDSA/UFCG
Redes Sociais