Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do CDSA lança exposição fotográfica virtual em alusão ao dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária
Início do conteúdo da página

Projeto do CDSA lança exposição fotográfica virtual em alusão ao dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 16h49
imagem sem descrição.

O lançamento da exposição ocorreu no último dia 17 de abril, na casa sede do Assentamento Mandacaru, em Sumé-PB. Trata-se da culminância de um projeto coordenado pela servidora técnica-administrativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Carla Mailde.

Ao longo de 4 meses a servidora realizou expedições fotográficas e pesquisas sobre o Assentamento em parceria com moradores locais. “Neste período buscamos identificar as principais atividades agrícolas e produções pecuárias, a fauna, a flora, culinária, artesanato e patrimônio histórico-cultural do Assentamento, tudo isto em parceria e planejado junto com a comunidade”, informou Carla.  

A partir do dia 29 de abril de 2022 a exposição fotográfica estará disponível para acesso de toda a comunidade através da página do Instagram @acarimbu.

“Este trabalho possibilitou que registrássemos através da fotografia o quão importante foi e continua sendo a Reforma Agrária para quem antes não tinha a terra para morar e produzir. Resgatar a história de luta e de vida dos moradores e moradoras do Assentamento Mandacaru através da fotografia foi um desafio e um importante passo no processo de reafirmação da luta camponesa pela terra”, completou a servidora.

Sobre o evento, a agricultora Iara Raimundo falou: “fiquei muito feliz com a exposição pois temos muitas coisas lindas e não valorizamos mais agora abriu a mente de várias pessoas e só tenho agradecer”.

De acordo com Viviane Ramalho, Assessora de Comunicação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE, “Nós do PROCASE ficamos muito honrados em participar do evento do Assentamento Mandacaru, que contou com a presença do nosso Gerente de Monitoramento e Avaliação, José Rocha (na ocasião representando o coordenador do Projeto, Aristeu Chaves), não só pela organização, mas também pelos temas abordados nas palestras, em especial a reforma agrária, que precisa estar sempre em pauta, respeitando o acesso à terra e os demais direitos do trabalhador rural; pela programação cultural, como a leitura do cordel do poeta Mauricelio Silva, aos vídeos com os depoimentos dos moradores do Assentamento e também pela bela exposição fotográfica virtual. Parabéns a todos!”

Para Kleitinho Mendes, da Pastoral Juventude Rural “a exposição fotográfica realizada no Assentamento Mandacaru contribui muito para expor além das riquezas naturais e econômicas do assentamento, mais sobretudo o seu povo, contribuindo para evidenciar a importância da luta e do acesso à terra, contribuindo com a diminuição das desigualdades no campo, com a produção de alimentos saudáveis, garantido um campo com gente e produtivo”.

O professor Dr. Paulo Diniz (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do CDSA), que proferiu palestra no evento, avaliou o lançamento da exposição com a seguinte fala: “O dia 17 de abril representou um dia de festa no Assentamento Mandacaru, em Sumé. Festa de lançamento da Exposição Fotográfica sobre o Assentamento, revelando sua história, seu povo, sua fauna, sua flora. Uma bela Exposição coordenada por Carla Mailde, mas com a contribuição fundamental das pessoas do Assentamento Mandacaru que nos presentearam com suas lutas e histórias de vida, suas belezas culturais e produtivas, suas esperanças e desejos. Agradeço a comunidade do Assentamento Mandacaru e também o convite para participar juntamente com o professor Faustino Teatino (CDSA) desse momento belo e energizante”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página