Página inicial > Notícias > Projeto Solo na Escola/UFCG comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo no CDSA

Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 08h15

Hoje, 15 de abril, é o Dia Nacional da Conservação do Solo. Para comemorar a data no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande, a equipe do Projeto Solo na Escola/UFCG organizou uma série de lives com estudantes e professores das escolas de Educação Básica de dez municípios do Cariri (Sumé, Congo, Amparo, Coxixola, Caraúbas, Monteiro, Camalaú, Serra Branca, Boa Vista e Cabaceiras) objetivando sensibilizar os educandos para a importância do solo na vida de todos nós.

Na sala de aula remota das disciplinas de Solos com as turmas de Agroecologia (http://meet.google.com/rrn-fqgb-tjo) aconteceram palestras com a presença de convidados - profissionais da Agroecologia formados pelo CDSA, professores da Educação Básica e extensionistas que contaram suas experiências pessoais e profissionais. A ideia central foi compartilhar informações sobre atividades conservacionistas desenvolvidas pelos convidados como estímulo aos discentes, numa animada roda de conversa.

Este dia em particular foi escolhido, em homenagem ao nascimento do cientista americano Hugh Hammond Bennett, que dedicou sua vida a demonstrar que o cuidado do solo influencia diretamente sua capacidade produtiva ou, como ele mesmo disse: “A terra produtiva é a nossa base porque tudo o que fazemos começa e é mantido com a produtividade sustentada de nossas terras agrícolas”.

Outra personalidade ligada a conservação do solo no Brasil foi a professora Ana Maria Primavesi, que dedicou sua vida às atividades de conscientização para o cuidado com o solo. A autora do livro Manejo ecológico do solo costumava dizer que “O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e a nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio.”

Instituído pela lei federal 7.876 em 1989, o dia 15 de abril que celebra o Dia Nacional da Conservação do Solo, objetiva incentivar um pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo como componente essencial e integrador do meio ambiente, recurso natural dinâmico e finito e grande organismo que sustenta a vida por meio de seus diversos serviços ecossistêmicos. Também busca levar informação e sensibilizar as pessoas acerca das principais causas da degradação.

Os desafios permanecem hoje em alcançar o manejo sustentável do solo, evitando a degradação do solo, analisando o efeito das mudanças climáticas no Planeta e promovendo medidas urgentes para conter os processos erosivos, mas orientar o uso e o manejo adequado, sem conhecer o solo?

O conhecimento do solo deve ser incentivado desde as séries iniciais, nas áreas rurais ou urbanas, na educação formal e não formal, com ações educativas dialógicas, significativas, participativas, contextualizadas e transformadoras, centradas no princípio da Educação em Solos.

É preciso promover atividades nas comunidades rurais, valorizando seus saberes e fazeres e acionar os tomadores de decisão para que estabeleçam propostas exequíveis, eficientes e eficazes que ampliem o cuidado com o solo.

Pensar e estabelecer diálogos com os gestores públicos para que trabalhem juntos às comunidades rurais a adoção de práticas de conservação do solo para o combate a erosão, como a conservação da vegetação nativa, o reflorestamento, a adubação orgânica, a redução do uso do fogo, a rotação de culturas, implantação de sistemas de policultura, os barramentos com pedras, as cortinas de vento e cultivo em curvas de nível, que são estratégias importantes para reduzir as perdas de solos, que segundo a ONU, chegam a 40 bilhões de toneladas ao ano, o que impacta diretamente na segurança alimentar e nutricional e na consecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Informações detalhadas e modernas sobre os solos podem ajudar gestores públicos e os planejadores da cidade a determinar os melhores usos do solo e práticas de manejo. Essas informações podem atender diretamente ao público e impactar fortemente a saúde humana e a qualidade de vida.

Existem três datas para homenagear o solo: 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo); 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra) e 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo). As três nos levam a pensar sobre como tratamos a terra sob nossos pés, o chão que nos sustenta e mantém nossas vidas.

”Sempre importante lembrar que hoje é o Dia Nacional da Conservação do Solo, mas a conscientização deve ser diária e a responsabilidade de todos”.