Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora do CDSA/UFCG participa de evento sobre clima e desenvolvimento e integra rede de pesquisadores do MapBioma
Início do conteúdo da página

Professora do CDSA/UFCG participa de evento sobre clima e desenvolvimento e integra rede de pesquisadores do MapBioma

Publicado: Quarta, 24 de Setembro de 2025, 18h14
imagem sem descrição.

A professora Alecksandra Vieira de Lacerda do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG e que também se configura como vice-presidente do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga participou neste dia 18 de setembro/2025 da reunião técnica promovida pelo MapBioma ocorrida durante a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas (ICID III) e da COP Nordeste. Nesta oportunidade a referida professora fez referência aos trabalhos que vêm sendo executados nas áreas experimentais que ela está coordenando no Semiárido paraibano.

Segundo a professora Alecksandra: "estamos fortalecendo os nossos trabalhos com importantes parceiros e a nossa participação nessa reunião técnica nos colocou inseridos na rede de pesquisadores para contribuir com os produtos que podem ser gerados pelo MapBioma."

O MapBiomas é uma rede global e multi-institucional, formada por universidades, ONGs e empresas de tecnologia, que monitora as transformações na cobertura e no uso da terra nos territórios e seus impactos. Em 2025, a rede completou dez anos, fornecendo a mais atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Nascido no Brasil, o MapBiomas está atualmente presente em 14 países – toda a América do Sul e Indonésia.

Com base em ciência aberta e colaborativa, a rede alimenta uma plataforma que integra imagens de satélite, aprendizado de máquina e computação em nuvem. Todos os dados, mapas, métodos e códigos são disponibilizados de forma pública e gratuita.

As informações geradas pela rede MapBiomas podem ser utilizadas por tomadores de decisão, formuladores de políticas públicas, pesquisadores das mais diversas áreas, professores e estudantes, organizações da sociedade civil e empresas.

Assimp.CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página