Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes do CDSA/UFCG realizam visita técnica à Capribom em Monteiro
Início do conteúdo da página

Estudantes do CDSA/UFCG realizam visita técnica à Capribom em Monteiro

Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 12h29
imagem sem descrição.

Na última quarta-feira, 20 de agosto, os estudantes do CDSA/UFCG, das disciplinas Estratégias de Mercados Agroindustriais, Sistemas Agroindustriais e Administração e Empreendedorismo, participaram de uma visita técnica à Capribom (Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro), onde foram recebidos pelo diretor técnico e representante do grupo, médico veterinário Rubens Remígio.

Durante a atividade, os estudantes conheceram a indústria de laticínios, responsável pelo beneficiamento do leite de vaca e de cabra, que já contabiliza 21 produtos derivados. A programação incluiu ainda a apresentação do abatedouro de caprinos e ovinos, consolidando a cadeia produtiva da caprinovinocultura, do leite à carne.

Outro ponto de destaque foi a relevância da obtenção dos selos de inspeção para produtos de origem animal no Brasil, como o SIE (Serviço de Inspeção Estadual), já em fase de implantação, e, em breve, o SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permitirá a comercialização em todo o território nacional. Esses selos asseguram que os estabelecimentos estejam devidamente registrados e cumpram rigorosos critérios de produção, manipulação e armazenamento.

O professor Dr. Robson Fernandes Barbosa, coordenador da visita técnica, ressaltou:

“Este tipo de aula prática é importante para motivarmos nossos alunos a uma vivência mais próxima da realidade produtiva, possibilitando uma visão concreta de sistemas produtivos e modelos de gestão, principalmente na agroindústria do Cariri paraibano, que apresenta grandes potencialidades. Além disso, é fundamental que a universidade esteja cada vez mais presente nos setores produtivos, exercendo plenamente seu papel de impulsionadora da economia local e de indutora do desenvolvimento regional. Que possamos ampliar projetos de pesquisa e extensão, aproximando o conhecimento científico das demandas do território e, assim, fortalecendo toda a cadeia produtiva de forma sustentável e inovadora.”

Assimp.CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página