Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mutirão de plantio em produção agrofotovoltaica e formação em solos integram diferentes projetos do CDSA e comunidade camponesa
Início do conteúdo da página

Mutirão de plantio em produção agrofotovoltaica e formação em solos integram diferentes projetos do CDSA e comunidade camponesa

Publicado: Terça, 19 de Agosto de 2025, 10h43
imagem sem descrição.

Ontem, dia 18 de agosto, estudantes, professores e técnicos do CDSA/UFCG estiveram presentes nas propriedades camponesas de Vitória Kelly e D. Zerinha, situadas no sítio Barro Vermelho, no município de São Domingos do Cariri - PB, para realizar mutirão de plantio no âmbito do Projeto de Extensão Produção Agrofotovoltaica em comunidades camponesas tradicionais do semiárido (coord. Prof. Edvaldo Eloy Dantas) e efetuar formação em conservação e cuidados com o solo, ministrada pela prof. Adriana Meira e os monitores Jarlean Lopes, Larissa Santana e Paloma Amorim, participantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) - Projeto Usina de Solos (coord. Prof. Rivaldo Vital e Profª Adriana Meira), por meio do qual foi feita a distribuição de compostos orgânicos, húmus e biofertilizantes para as famílias camponesas.

D. Zerinha e Vitória são parte das 56 famílias que conquistaram o título de propriedade rural, compondo a luta pelo direito à regularização fundiária no bojo do Projeto de Extensão Educação camponesa pelo direito à terra e à água no Cariri-PB, desenvolvido desde de 2022 (coord. Profª Carolina Sá e Prof. Filipe Gervásio). No dia 18, os(as) participantes do CDSA tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco deste processo, aprenderam sobre a importância do cuidado com a preservação do solo e atuaram na construção dos canteiros e sementeiras para o plantio de hortaliças, contribuindo para que as famílias camponesas envolvidas avancem na conquista de sua autonomia na produção agrícola.

As sementeiras ficaram dispostas abaixo das placas solares, as quais foram instaladas a mais de 2 metros de altura do solo, promovendo a dupla utilização da área (tanto para a produção de energia como para o plantio de mudas). Tal estrutura e as placas solares foram instaladas por meio de doação da Vênus Energia Regenerativa, empresa conveniada com a UFCG/CDSA, viabilizando a implementação deste Projeto Piloto, pioneiro em produção agrofotovoltaica no Cariri paraibano.

As atividades do mutirão foram realizadas por extensionistas dos Projetos de Extensão mencionados, integrando estudantes de diferentes cursos, como Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Biossistemas, Agroecologia e Licenciatura em Ciências Sociais, bem como docentes da UAEDUC e UATEC, motorista e intérprete de LIBRAS do CDSA, num engajamento conjunto da Universidade na promoção de atividades educativas e produtivas junto às comunidades camponesas da região.

Assimp.CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página