Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFCG publica edital da Chamada Regular do SiSU 2025
Início do conteúdo da página

UFCG publica edital da Chamada Regular do SiSU 2025

Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2025, 10h36

Prazo para envio da documentação digitalizada para cadastramento dos candidatos classificados será de 28 a 31 de janeiro, via Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS)

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Comissão de Processos Vestibukares (Comprov), publicou, nesta sexta-feira, dia 24, o edital com os procedimentos relativos à Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025. 

Na UFCG, foram ofertadas 4.645 vagas em 92 cursos de graduação presenciais, sendo 2.271 vagas para ampla concorrência e 2.374 reservadas pela Lei de Cotas, distribuídas nos sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

  

Cadastramento e matrícula

 

Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato selecionado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.

 

Os candidatos selecionados na Chamada Regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir das 08h do dia 27 de janeiro até às 23h59min do dia 31 de janeiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS), utilizando a conta gov.br.

  

Caso seja necessário complementar ou retificar alguma documentação não validada, os candidatos terão a partir das 08h do dia 06 fevereiro até às 23h:59min do dia 07 de fevereiro para realizar este procedimento, também através SIGPS.

 

O candidato que não enviar a documentação no prazo regular, poderá fazê-lo no prazo indicado de retificação, sem que haja qualquer prazo adicional para complementação ou retificação de documentação não validada.

 

A validação da documentação geral enviada pelos candidatos será feita pelas Coordenações de Curso no período de 27 de janeiro a 5 de fevereiro. Já o cadastramento dos candidatos classificados, será realizado também pelas Coordenações de Curso, porém, no período de 27 de janeiro a 18 de fevereiro.  É responsabilidade do candidato verificar, no SIGPS, a situação dos seus documentos após a análise pela Coordenação de Curso.

 

A relação de documentos para cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Anexo VI do edital.

  

 Comissões de Validação PPI e PCD

 

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena serão submetidos à Comissão de Validação, conforme convocação efetuada na página eletrônica da Comprov. A publicação do edital de convocação para as Comissões de Validação PPI ou PCD será feita no dia 31 de janeiro.  

 

O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI ou PcD realizada em processo seletivo no ano de 2024, no âmbito da UFCG, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos em edital de convocação para esta finalidade.

 

O não comparecimento ou indeferimento das Comissões de validação PPI ou PcD implicará na eliminação do processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da UFCG no referido processo.

 

Remanejamento

 

O remanejamento é o procedimento por meio do qual os candidatos cadastrados e melhor classificados no segundo período letivo ocuparão as vagas não preenchidas por candidatos convocados para o primeiro período letivo, de acordo com a modalidade de concorrência.

 

A divulgação da lista com os candidatos remanejados no Processo Seletivo SiSU 2025 - chamada regular será realizada no sítio eletrônico da Comprov, a partir de 15 de fevereiro.

 

As vagas abertas no segundo período letivo em razão do remanejamento de alunos serão destinadas à convocação de candidatos integrantes da lista de espera.

 

O remanejamento é obrigatório, não sendo permitida, em hipótese alguma, a escolha do período letivo de ingresso pelo candidato.

 

Lista de Espera

 

O candidato não convocado na Chamada Regular poderá participar da lista de espera, manifestando interesse em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer na edição 2025 do SiSU. Para tanto, deverá acessar o portal do SiSU/MEC e confirmar o interesse na vaga, no período de 26 a 31 de janeiro.

Matrícula e início das aulas do Período 2025.1

 

O calendário acadêmico do Período Letivo 2025.1, com a data das matrículas em disciplinas e início das aulas, ainda será publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE). As aulas do Período 2024.2 seguem até o dia 17 de abril.

 

Os ingressantes serão matriculados nas turmas indicadas pela respectiva coordenação do curso no Plano de Matrículas cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

O discente poderá consultar seu plano de matrícula no SIGAA, no qual serão informadas as turmas em que foi matriculado, com seus horários e locais de aula.

 

Dúvidas

 

Dúvidas sobre o edital do processo seletivo devem ser tiradas com a Comprov.

 

Acesse aqui o edital e todas as publicações relativas ao Processo Seletivo SiSU 2025 na UFCG.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página