Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PASCAR e EDUCASOLOS promovem seminário sobre compostagem e vermicompostagem no CDSA/UFCG
Início do conteúdo da página

PASCAR e EDUCASOLOS promovem seminário sobre compostagem e vermicompostagem no CDSA/UFCG

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 11h37
imagem sem descrição.

Ao longo desta quinta feira (12), no auditório do CDSA, a comunidade acadêmica e civil se reuniu para debater a educação ambiental e a educação em solos no II Seminário Paraibano de Compostagem e Vermicompostagem (II PB COMPOSTA) com o tema “Sustentabilidade, educação e geração de renda”. Organizado pela professora Adriana Meira (UATEC) e equipes do PASCAR e EDUCASOLOS, o seminário teve como objetivo compartilhar experiências e identificar estratégias de reciclagem de material orgânico para estimular as práticas da compostagem e vermicompostagem, encorajando políticas públicas para o adequado gerenciamento dos resíduos orgânicos.


Foram apresentadas três palestras de relevante interesse: a Gestora Ambiental e Coordendora do Programa de Compostagem da EMPASA - Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, Silvana Alves, apresentou a estratégia de gerenciamento dos resíduos orgânicos sob sua responsabilidade. A seguir a Engenheira sanitarista e ambiental do Aterro Sanitario ECOSOLO, Carla Silva, fez uma palestra sobre os problemas causados pela destinação inadequada dos resíduos orgânicos que reduzem a vida útil dos aterros. Para fechar a mesa, o professor Juraci Suassuna, coordenador do projeto de extensão CompostaCCA, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Univerisdade Federal da Paraíba e idealizador do PB Composta trouxe o relato de experiência evidenciando a relevância da compostagem e vermicompostagem.


Em 2025 o PB Composta será coordenado pelo Professora Dra Luiza Cirne, do CTRN-UFCG e sua indicação foi apresentada pelo Mestrando Ivson Barbosa, que discorreu sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa da professora.


“O II PB Composta foi muito exitoso e estamos muito felizes pela oportunidade de ter trazido o evento ao campus do CDSA. Além da visita de campo no Viveiro de Mudas, para conhecer os setores de compostagem e vermicompostagem e das trocas de experiências com os participantes, abordamos ao longo do dia dois processos estratégicos que além de ajudar o Meio Ambiente, garantem a fertilidade e vida do solo, aumentam a produtividade das culturas, contribuem para a redução do aquecimento global, ampliam a vida útil dos aterros sanitários, promovem práticas educativas sustentáveis importantes para a formação cidadã, significativa e transformadora e geram trabalho e renda, trazendo ganhos econômicos e sociais para as comunidades, implicando em políticas públicas que fortalecerão os caminhos do desenvolvimento sustentável”, disse a professora Adriana Meira.

Assimp.CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página