II PB COMPOSTA SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA QUINTA NO CDSA/UFCG
Os coordenadores dos Laboratorios de Solos do CDSA, Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PACAR) e Programa de Educação em Solos nas Escolas (EDUCASOLOS), professora Adriana Meira (UATEC) e professor Rivaldo Vital (UAEB), juntamente com acadêmicos extensionistas, realizam na próxima quinta feira (12) o II Seminario Paraibano de Compostagem e Vermicompostagem (II PB COMPOSTA).
As atividades acontecerão no auditório do CDSA: pela manhã a recepção dos participantes com exposições de ações desenvolvidas e a partir das 13h00 palestras dos convidados.
É fundamental ressaltar a relevância do evento. De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil produz cerca de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos por ano, o que representa aproximadamente 2,2 milhões de toneladas por dia. Esse volume, que já é preocupante por si só, se torna ainda mais alarmante quando pensamos onde vão parar todos esses resíduos gerados.
Segundo a Embrapa, menos de 2% desse volume é destinado corretamente. Ou seja, aproximadamente 780 milhões de toneladas de orgânicos vão parar em aterros sanitários ou nos lixões, gerando o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa, além do chorume tóxico, que contaminam o solo e a água.
“Parte da solução está na reciclagem desse material orgânico, que além de ajudar o ambiente natural, contribui para a redução do aquecimento global, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, promove práticas educativas sustentáveis, fortalecendo a formação significativa e cidadã, e gera trabalho e renda, alargando os caminhos do desenvolvimento sustentável, ressalta a professora Adriana Meira, coordenadora do evento.
Inscrições aqui
Redes Sociais