Página inicial > Notícias > Estudantes de Engenharia de Biossistemas do CDSA/UFCG realizam visita técnica à Indústria TESS em Campina Grande - PB

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 19h44

Hoje (quinta-feira, 03/10/2024), os alunos do curso de Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), acompanhados pelos professores Robson Fernandes Barbosa e Joelma Sales dos Santos, participaram de uma visita técnica à Indústria TESS, localizada em Campina Grande-PB.

A indústria pertence a Holding S2, dona das marcas Redley (criada em 1985) Kenner (criada em 1988) e Cantão (1968), assim são marcas consolidadas que atuam no setor de vestuário, calçado e life-style. A atuação da empresa é não somente no mercado brasileiro, mas também tem direcionado sua estratégia de vendas para o mercado internacional, tornando seu market share ainda mais relevante.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo setor de Gente e Gestão e tiveram a oportunidade de conhecer a história da Holding S2 e toda sua essência organizacional.

Os alunos foram direcionados para o chão de fábrica, conhecendo todo setor produtivo da indústria de calçados, especificamente as sandálias da marca Kenner.

Os alunos tiveram a rica oportunidade de ver, de forma prática, a fabricação da sandália e suas diferentes etapas: design, matrizaria, modelagem, corte, costura, montagem e acabamento.

Verificou-se que nesta indústria de calçados o investimento em máquinas de ponta, com tecnologias ultra-modernas, é muito presente, sendo preciso uma mão de obra qualificada que consiga atuar no processo de automação e robotização na área industrial do calçado.

Segundo o professor Robson Fernandes, “este tipo de atividade busca promover a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, na área de gestão, sistemas de produção, indicadores de sustentabilidade e outras temáticas vistas em sala, além de fomentar entusiasmo e motivação na caminhada acadêmica, enxergando de forma prática os conceitos e teorias estudados”.

Assimp.CDSA/UFCG