Página inicial > Notícias > Aos professores, estudantes e técnicos da Comunidade Acadêmica do CDSA

Aos professores, estudantes e técnicos da Comunidade Acadêmica do CDSA

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 17h17

É com grande satisfação que o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Camponesa  no Cariri Paraibano (NuCariri/CNPQ), na coordenação do Projeto de Extensão Educação  Camponesa pelo direito à terra e à água no Cariri-PB (PROBEX-2024) e o Sindicato dos  Trabalhadores Rurais de São Domingos do Cariri convidam a todos(as) participarem da solenidade de entrega de novos 21 títulos definitivos de propriedade aos camponeses do Cariri Paraibano. Essa conquista é fruto da mobilização comunitária e do Acordo de Cooperação Técnica entre a Administração Pública (UFCG, EMPAER e Municípios de São Domingos do Cariri e Caraúbas) e Organizações da Sociedade Civil (STTR-SDC e ADCPC), que possibilitou o andamento do projeto e culminou no início de efetivo processo de regularização fundiária de pequenas propriedades camponesas nos referidos municípios.

Somando-se aos 16 títulos de propriedade emitidos e entregues em grande ato público em 22 de dezembro de 2023, já são 37 famílias camponesas que passam da precária condição de posseiras à de efetivas proprietárias das terras nas quais residem há muitas gerações. Ao tempo em que reafirmamos nosso compromisso em alcançarmos a emissão dos títulos das mais de 500 pequenas propriedades rurais já medidas e em processo de regularização, bem como de outras que estão em processo de medição, os (as) convidamos a celebrarmos juntos a conquista deste direito democrático pelas 21 famílias de São Domingos do Cariri, as quais, na ocasião, receberão a escritura pública (título) de suas terras. Agradecemos imensamente a colaboração de todas as entidades envolvidas no Acordo de Cooperação Técnica, cujo comprometimento tem sido fundamental para essa conquista.

O evento será realizado no dia 02 de setembro de 2024, às 8h da manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Domingos do Cariri, localizada no centro do mesmo município.

Contamos com a honrosa presença de todos!