Página inicial > Notícias > Estudantes de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do CDSA/UFCG realizam visita técnica à Usina Japungu

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 19h11

Na última sexta-feira, os alunos do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), acompanhados pelo professor Jean Queiroz, participaram de uma visita técnica à Usina Japungu, localizada em Santa Rita, Paraíba.

A usina, que se destaca pela produção de etanol hidratado e anidro, está se preparando para iniciar a produção de açúcar, com vendas tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção de etanol, que envolve a transformação dos carboidratos da cana-de-açúcar em etanol por meio de leveduras, fungos unicelulares essenciais no bioprocesso.

O grupo acompanhou desde o recebimento da cana e sua análise, passando pela extração do caldo, fermentação, até os processos de purificação, separação das leveduras, destilação e desidratação do álcool.

Assimp.CDSA/UFCG