Página inicial > Notícias > Egresso da LECAMPO organiza livro produzido por estudantes da rede municipal de Sumé com apoio da Lei Paulo Gustavo

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 12h00

O egresso do curso Licenciatura Interdisciplinar em Educação do CDSA/UFCG, Prof. Leandro Almeida, organizou, durante o primeiro semestre de 2024, um livro produzido por estudantes da rede municipal de Sumé-PB, com apoio da Lei Paulo Gustavo.

Em 18 de Setembro de 2023 é lançado, no site da Prefeitura Municipal de Sumé-PB, o “Edital Zé Marcolino (Outras Áreas da Cultura)” que dá nome à execução do fomento à cultura para os artistas sumeenses com base na “Lei Suplementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)”, através da qual se aprovou, via processo seletivo, a proposta intitulada "Oficina de Literatura: ler e imaginar novas vidas para Inês na prevenção à violência contra as mulheres".

A oficina buscou promover um ciclo de práticas de leitura e escrita criativas pela mediação da história da rainha portuguesa Inês de Castro, contada através dos livros ilustrados, cordéis e filmes, a fim de aguçar a imaginação de adolescentes na criação de minicontos inesianos que viriam a compor o livro AMORES DE PEDRO E INÊS: COLETÂNEA DE MINICONTOS INESIANOS. Tendo como público-alvo estudantes do Ensino Integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sumé, aprouve ofertar, no âmbito das disciplinas da base diversificada do currículo escolar, a “Eletiva Jovem Escritor”.

As oficinas ocorreram durante o primeiro semestre do ano e o grupo foi formado por estudantes que optaram por participar dessa jornada de descoberta e ampliação do gosto pela leitura e pela escrita literária. Os 13 minicontos (com exatas 100 palavras) apresentados nessa coletânea reforçam as potencialidades de uma literatura escrita pelos próprios adolescentes, os quais debutam como escritores e são desafiados a ler e contar essas histórias em eventos escolares e da agenda cultural de Sumé.

O professor Leandro Almeida reforça que a realização desse trabalho se deu graças ao apoio institucional da Escola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira, da Secretaria de Educação (SEDUC), da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECULT) e da Biblioteca Pública de Sumé.

Assimp.CDSA/UFCG

Link para o livro: