Página inicial > Notícias > Docentes do CDSA participaram de reunião com o Secretário de Educação da Paraíba

Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 14h15
Na última terça-feira, dia 07 de maio, a professora Aldinete Silvino de Lima e o Professor Nahum Isaque dos S. Cavalcante, ambos lotados na UAEDUC-CDSA, participaram, enquanto representantes da UFCG na RESAB - Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - Regional Paraíba, de uma reunião com o Secretário de Estado da Educação da Paraíba, o professor Antônio Roberto de Araújo Souza (Roberto Souza) juntamente com representantes de outras instituições e movimentos sociais como a FETAG, UFPB, CPT e MST.

A reunião ocorreu no Centro Administrativo do Estado da Paraíba, em João Pessoa e teve como tema central a política estadual para a Educação do Campo. Na ocasião foram apresentados ao secretário o panorama das ações existentes no estado, em diferentes contextos instrucionais, referentes a Educação do Campo e também a Educação Escolar Quilombola e a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

O secretário informou que a GEDI - Gerência de Executiva de Diversidade e Inclusão, responsável pela articulação e construção das políticas de Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial e Educação dos Povos Tradicionais, passará por uma reorganização e será reestruturada com novas subgerências que vão ter maiores condições de atuação nas pautas emergentes e urgentes que são do âmbito de tal gerência executiva.
Especificamente, será criada a subgerência de Educação do Campo, Educação Ambiental e Educação Contextualizada, resultado das demandas sociais dos movimentos e instituições que vivem e mobilizam essa luta na educação da Paraíba.

Dos encaminhamentos da reunião, destacam-se dois pontos:

1-Compromisso do secretário em buscar assegurar a manutenção das habilitações do curso de Licenciatura em Educação do Campo nos requisitos do edital  do próximo concurso público para a contratação de professores(as) efetivos da Educação Básica, tendo em vista o conhecimento da Nota Técnica nº 66/2024/GAB/SECADI/MEC, que visa fortalecer a inserção dos egressos nos concursos públicos das redes de educação do Brasil.

2- O secretário se comprometeu em provocar a reativação do Comitê Estadual de Educação do Campo junto a GEDI, que deverá convocar os membros para futura reunião, pois tal comitê se encontra sem atividades há praticamente quatro anos, tendo em vista que se trata de uma esfera pública e política fundamental para a implantação das novas políticas públicas de Educação do Campo que estão sendo retomadas pelo governo federal.

Assimp.CDSA/UFCG