Página inicial > Notícias > CDSA participa do Festival do Umbu em Sumé

CDSA participa do Festival do Umbu em Sumé

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 16h59

Foi realizado nessa semana na Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, na Escola de Campo de Pio X, na Praça José Américo e no Mercado Público Municipal, o tradicional Festival do Umbu, já em sua 10ª edição, o evento contou com palestras, oficinas, exposições, minicursos, apresentações culturais e comercialização dos produtos derivados do umbu. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/Campus Sumé), apoiou o evento, que teve participações de profissionais deste Centro na programação.

No evento, a professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA, proferiu palestra sobre o tema "O Bioma Caatinga e seus potenciais". "Muito gratificante fazer referência ao Bioma Caatinga e aos elementos que traduzem os seus potenciais. Apresentamos riquezas que precisam ser difundidas e assim expandimos níveis para a formação de atores sociais que definam a conservação dos recursos naturais nos ecossistemas presentes nos espaços do Semiárido brasileiro. São marcas de trabalhos que estamos executando de forma perene e comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade regional", destacou a professora.

A professora Adriana Meira, participou do evento com a oficina "Geotinta", que usa o solo como matéria prima para a produção de tinta utilizada para pintura de objetos variados. Já a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Geonara Oliveira, participou da tradução das falas para a comunidade surda presente no evento.