Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Manhã Agroecológica é realizada no CDSA/UFCG
Início do conteúdo da página

Manhã Agroecológica é realizada no CDSA/UFCG

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 10h27
imagem sem descrição.
O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) promoveu, nesta quarta-feira (08), uma Manhã Agroecológica. A atividade contou com a participação de agricultores de São Sebastião do Umbuzeiro, que vieram acompanhados pelo Secretario de Agricultura Germano de Sousa e pelo Técnico da Empaer Sandro Vicente.
 
Os visitantes foram recepcionados na Área Experimental de Manejo do Solo pela professora Adriana Meira e pelas monitoras Nayara Mesquita e Paloma Amorim, oportunidade em que visitaram o banco de sementes, os canteiros econômicos, a produção de pitaya, o horto de frutíferas, a área de policultura e demais espaços de produção. 
 
Como atividade de campo, os agricultores participaram da montagem de uma composteira em leira e de uma vermicomposteira em baldes, além de conhecer o biofertilizante. A seguir o grupo se dirigiu ao Viveiro de Mudas, onde visitaram o minhocario, os telados e os canteiros de produção de mudas, oportunidade em que foi feita doação de mudas.
 
O grupo conheceu ainda o Laboratório de Fertilidade do Solo, onde receberam do técnico Danilson Correia orientações sobre a coleta adequada das amostras de solo e água para análises laboratoriais. E, em reunião técnica com o professor Rivaldo Vital, coordenador do Laboratório, discutiram os problemas ambientais no solo-paisagem da Caatinga e as prioridades para o Semiárido.
 
A atividade foi pensada para valorizar os agricultores familiares e possibilitar a troca de experiências com acadêmicos. Atividades de visitas nas áreas produtivas dos agricultores foram agendadas, de modo a fortalecer a disseminação de práticas conservacionistas e as informações sobre a avaliação da fertilidade do solo da região do Cariri.
 
Assimp.CDSA/UFCG
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página