Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > | NOTÍCIAS > Guia de experiências em Educação em Solos destaca projeto da UFCG/CDSA
Início do conteúdo da página
Notícias

Guia de experiências em Educação em Solos destaca projeto da UFCG/CDSA

  • Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 13h53

Como parte das comemorações ao Dia Nacional da Conservação do Solo, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo lançou na última quarta-feira, 15 de abril, o livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”, que reúne informações de vários projetos que divulgam a importância do solo para a sociedade e as ações de popularização do solo em todo o País.

Dentre as ações destacadas pela obra, está a ação de extensão Projeto Solo na Escola/UFCG, vinculado ao Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), alocados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido desde 2011.

O Projeto Solo na Escola/UFCG teve início a partir de visitas às escolas e comunidades rurais e de pesquisas sobre a abordagem do tema solos nos conteúdos curriculares. Desde 2012 os integrantes do projeto recepcionam no Espaço de Educação em Solos da UFCG, campus de Sumé, estudantes, professores e agricultores interessados em conhecer as diversas ações que visam a valorização e a popularização do solo: trilha pedológica, oficinas de tintas de solos (Geotinta), de compostagem e minhocultura, concursos de fotografia e cordel, visita ao perfil didático, apresentação do Teatrinho do Solo e do Geocine, programa de rádio (Matutando Solos e Agroecologia) e vivências com agricultores. Desde seu início, o projeto já deu origem a diversos trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão, palestras, cursos e eventos.

De acordo com a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG, abraçando os princípios da Educação em Solos objetiva popularizar o solo, construindo o ensino do solo como uma forma de sensibilização das pessoas para a valorização desse recurso natural dinâmico e precioso, essencial à manutenção da vida sobre a Terra. Popularizar o solo e socializar informações sobre a importância desse valioso recurso ambiental é ação imprescindível para a preservação do meio ambiente e para a promoção da sustentabilidade e qualidade de vida.

Conheça as ações do Projeto Solo na Escola/UFCG nas redes sociais

Instagram: solonaescolaufcg / projeto_geotinta / pascar.ufcg
Facebook: https://www.facebook.com/solonaescolaufcg/
Link para acesso ao livro:
https://www.sbcs.org.br/wp-content/themes/b4st-child/files/iniciativasdeeducacaoemsolosnobrasil.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página