Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > | NOTÍCIAS > Contagem regressiva para os resultados das provas do Enem 2019
Início do conteúdo da página
Notícias

Contagem regressiva para os resultados das provas do Enem 2019

  • Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 13h24
imagem sem descrição.

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem iniciar a contagem regressiva para conferir os resultados, que serão divulgados em 17 de janeiro. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, as notas estarão disponíveis em março, assim como o espelho da redação. A nota individual poderá ser acessada pela Página do Participante no portal do Inep e no aplicativo do Enem, após realizar login com CPF e senha.

Senha - É no momento da consulta às notas que muitas pessoas percebem que não se lembram mais da senha de acesso. Mas não há motivo para preocupação porque o sistema do Enem permite a recuperação da senha cadastrada. Ela é muito importante, porque com os resultados em mãos, a senha será usada para dar mais novos passos na  vida educacional.

Após a divulgação das notas, os participantes irão pleitear as vagas nas instituições de educação superior. As principais formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade são:

Sisu – Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o estudante que participou do Enem de 2019 e obteve nota na redação diferente de zero. O sistema do Ministério da Educação reúne instituições públicas do ensino superior do país.

ProUni – A bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas e refere-se à totalidade das semestralidades ou anuidades escolares.

Fies – O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Ingresso direto – Para realizar o ingresso direto em uma faculdade particular, o estudante não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever (no site ou diretamente na faculdade) e aguardar o resultado da seleção. Para participar, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Enem desde 2010 sem zerar nenhuma das provas.

Universidades portuguesas – Os resultados individuais do Enem podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. São 47 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que firmaram acordo interinstitucional com o Inep. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Quem vai prestar o exame em 2020 terá uma novidade: o Enem Digital. No primeiro momento, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto, em 15 cidades do país. A implantação será progressiva, com ampliação de datas e número de participantes até a consolidação em 2026, quando não haverá mais provas impressas. As primeiras aplicações digitais serão opcionais para 50 mil inscritos. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel.

A realização do Enem Digital vai modernizar a aplicação, permitindo a possibilidade de utilização de novos recursos nos itens da prova, como vídeos, e dando mais opções de datas para o participante. Outro benefício é a economia de recursos públicos na aplicação. Em 2019, mais de 10 milhões de cadernos de provas em papel foram impressos, com um custo logístico de mais de 500 milhões de reais.

Acesse a Página do Participante

Veja o passo a passo para recuperar a senha

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

registrado em:
Fim do conteúdo da página