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Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 17h10 | Acessos: 3024

O QUE É O PROFSOCIO? 

O PROFSOCIO é o resultado da articulação institucional entre a FUNDAJ, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Juntas, essas instituições reuniram outras onze IES envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia no Ensino Médio, e comprometidas com a formação continuada de professores na área. São elas: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Colégio Pedro II.

As IES participantes do PROFSOCIO mantêm ações de cooperação e intercâmbio voltadas especificamente para o ensino de Sociologia. Por excelência, tais ações concretizam-se nos encontros científicos promovidos pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Esta última, especificamente, promove bianualmente os Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), por intermédio de sua Comissão de Ensino.  Também existem os encontros regionais de ensino de Sociologia que se multiplicam pelo país como resultado das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-PIBID), abrigado pelas licenciaturas de Ciências Sociais ou Sociologia.

O PROFSOCIO, nesse contexto, nada mais é do que uma nova etapa de institucionalização das discussões e ações em prol da formação continuada de professores para o ensino de Sociologia, organizado e pensado em uma estrutura de rede.  

 

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Nível : Mestrado Profissional

Nome: Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio

Periodicidade da seleção: Anual

Créditos disciplinas: 30

Créditos Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Proposta de intervenção pedagógica/proposta de material pedagógico): 12

Vagas por seleção: 20

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Ensino de Sociologia

Esta área de concentração enfatiza a compreensão da realidade social e educacional brasileira a partir das ferramentas teóricas, metodológicas e didáticas relacionadas com as três áreas que compõem as Ciências Sociais, a saber: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Visa desenvolver pesquisas, saberes, habilidades e competências específicas para a docência no Ensino Médio, em especial: 1) A compreensão dos mecanismos que envolvem a problemática do ensino de Sociologia no contexto da educação no país e da organização do sistema escolar; e 2) a reflexão detalhada acerca dos atores sociais envolvidos no ensino de Sociologia e das questões específicas relacionadas com os alunos do Ensino Médio.

Linhas de Pesquisa:

Educação, escola e sociedade 

Esta linha de pesquisa reúne investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas com a educação e o ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais. Aborda questões, tais como: sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, relações de poder na escola, diversidade e especificidades regionais, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade. 2. Nome Juventude e questões contemporâneas

Juventude e questões contemporâneas

Esta linha de pesquisa reúne investigações acerca da condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada com as questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como: sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, redes sociais, meio ambiente, consumo, urbanidades e ruralidades.

Práticas de ensino e conteúdos curriculares

Esta linha de pesquisa reúne investigações voltadas para o entendimento dos elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, novas tecnologias de informação, comunicação e seus usos na escola.

 

OBJETIVO DO CURSO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O objetivo do PROFSOCIO é propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. O curso se destina: A) aos professores da rede pública da educação básica que ministram aulas de sociologia; e b) aos portadores de diploma de licenciatura reconhecidos pelo MEC. 

Ao final do PROFSOCIO, os concluintes deverão ser capazes de:

  • Refletir e propor práticas pedagógicas que expressem domínio de conteúdos das Ciências Sociais;
  • Compreender e dialogar sociologicamente com a realidade social e escolar, em que atua;
  • Dominar, desenvolver e aplicar ferramentas didático-pedagógicas capazes de abordar e discutir temas e problemas da sociedade contemporânea;
  • Propor e desenvolver projetos de pesquisa escolar, disciplinares e interdisciplinares, que permitam aos alunos interpretar dados da realidade, e sistematizar e produzir conhecimentos;
  • Vivenciar experiências por meio do intercâmbio propiciado pela rede PROFSOCIO.

 

ESTRUTURA DO CURSO  

O ProfSocio possui seis disciplinas obrigatórias, com carga horária total de 60 horas, dividida em 45 horas presenciais e 15 horas de atividades a distância, somando 4 créditos cada uma. São elas:

  • Metodologia da Pesquisa;
  • Metodologia de Ensino;
  • Sociologia da Educação;
  • Teorias das Ciências Sociais 1;
  • Teorias das Ciências Sociais 2;
  • Teorias das Ciências Sociais 3.

Para complementar a carga horária do curso, os discentes deverão cursar duas disciplinas optativas. Existem duas modalidades de disciplinas optativas: a) as semipresenciais, cujo conteúdo pedagógico é de responsabilidade da coordenação nacional do PROFSOCIO; e as b) presenciais, ofertadas na modalidade de tópicos, de acordo com as linhas de pesquisa do curso, sob a responsabilidade das IES associadas.

As disciplinas semipresenciais, com carga horária total de 45 horas, dividida em 15 horas presenciais e 30 horas a distância, somando 3 créditos cada, são as seguintes:

  • Desigualdades Sociais;
  • Educação e Cultura Indígenas;
  • Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana;
  • Gestão Democrática da Educação;
  • Gênero e Sexualidades; Introdução às Ciências Sociais; e
  • Violência e Crime.

As disciplinas presenciais, com carga horária total de 45 horas, somando 3 créditos cada, são as seguintes:

  • Tópicos Especiais em Educação, Escola e Sociedade;
  • Tópicos Especiais em Juventude e Questões Contemporâneas; e
  • Tópicos Especiais em Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

A matriz curricular do PROFSOCIO é a seguinte:

  • Primeiro Período: Metodologia da Pesquisa + Teorias das Ciências Sociais 1 + Disciplina Optativa;
  • Segundo Período: Metodologia de Ensino + Teorias das Ciências Sociais 2 + Sociologia da Educação;
  • Terceiro Período: Teorias das Ciências Sociais 3 + Disciplina Optativa;
  • Quarto Período: cumprimento dos créditos exigidos para a redação do trabalho de conclusão de curso.

 

CORPO DOCENTE 

Linha 1 - Educação, escola e sociedade

Prof. Dr. Faustino Teatino Cavalcante Neto
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/4641855432861816

Prof. Dr. José Marciano Monteiro
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/1364782229198714

Prof. Dra. Kelly Cristina Costa Soares
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/4490702885382062

Profa. Dra. Melânia Nóbrega Pereira de Farias
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/6727443660180408

Prof. Dr. Paulo César Oliveira Diniz
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/7819000664910614

 

Linha 2 - Juventude e questões contemporâneas

Prof. Dr. Valdonilson Barbosa dos Santos
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/1806134985702314

Prof. Dr. Wallace G. Ferreira de Souza
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/5710716878516059

Profa. Dra. Sheylla de Kassia Silva Galvão
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/1884866393566827

Prof. Dr. Isaac Alexandre da Silva
E-mail:
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Linha 3 - Práticas de ensino e conteúdos curriculares

Prof. Dr. Fabiano Custódio de Oliveira
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/8863482545802399

Prof. Dr. Rozenval de Almeida Sousa
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Lattes: http://lattes.cnpq.br/2836968575468803

 :: Site do Programa (CDSA/UFCG)

:: Site do Programa (Nacional)

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