Página inicial > CDSA > Notícias > Professores do CDSA comporão equipe do Ministério da Educação e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Os professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Tiago Gonçalves Pereira Araujo e Maria do Socorro Silva foram convidados para assumirem cargos de coordenação e direção, respectivamente, em ministérios do Governo Federal.

Tiago Araujo irá exercer a função de coordenador geral da Coordenação-Geral de Sistemas Produtivos Inovadores do Departamento de Estruturação Regional da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Socorro Silva exercerá a função de diretora da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

O professor Tiago Araujo é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2005), realizou mestrado também pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande na Área de Concentração em Construções Rurais e Ambiência (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotado na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC), desenvolvendo trabalhos na área de Construções Rurais e Ambiência, Produção Animal e Zootecnia de Precisão.

A professora Maria do Socorro Silva é lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo do CDSA. Ela é docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2000) e Doutorado em Educação pela UFPE(2009). Foi coordenadora Institucional do Pibid Diversidade UFCG (2013-2018) e coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo UFCG (2011 a 2015 e 2021 aos dias atuais). Também é membro do Conselho Editorial: a) Caderno Multidisciplinar da Resab; b) Conselho Editorial Interterritórios da UFPE. Integra o Fórum Nacional de Educação do Campo-Fonec e a Rede de Educação Contextualizada do Semiárido Brasileiro-RESAB. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica- NUPEFORP e pesquisadora em diversos grupos de Pesquisa. Tem atuação na educação popular, realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Contextualizada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores\as, práticas pedagógicas, políticas educacionais, Educação Popular e Movimentos Sociais, Educação de Jovens e Adultos.