Página inicial > CDSA > Notícias > Técnicos do CDSA/UFCG discutem em São Sebastião do Umbuzeiro PB ampliação do projeto Umbu do Cariri

No período de 23 de novembro a 15 de dezembro foram realizadas duas reuniões no Município de São Sebastião do Umbuzeiro com o objetivo de discutir a expansão do projeto Umbu do Cariri, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

Os técnicos Carla Mailde (coordenadora do projeto) e Agenor Júnior, foram convidados por representantes da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro para apresentarem o projeto aos agricultores e agricultoras locais.

"Nos deparamos com relatos de agricultores que tem safras de umbu todos os anos e não utilizam menos de 10% por falta de condições para beneficiar o fruto do umbuzeiro. Por outro lado, temos a demanda por consumos de sucos e derivados do umbu. Só no dia 15 de dezembro de 2022, recebemos a informação de aproximadamente 160 plantas em idade produtiva. Nossa missão enquanto universidade é oferecer tecnologia e capacitações para nos aproximarmos cada vez mais da comunidade e assim nos fortalecermos mutuamente", disse Carla Mailde.

De acordo com a técnica, como encaminhamentos, a Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro irá inserir o umbu na merenda escolar, assegurando assim a compra do produto dos agricultores. "Da parte da universidade iremos oferecer capacitações e suporte para o beneficiamento do umbu", afirmou.