Página inicial > CDSA > Notícias > Pibid e de Residência Pedagógica: UFCG disponibiliza bolsas em programas de formação de professores

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu nessa segunda-feira, 26, as inscrições para dois programas de formação de professores. São, ao todo, 549 vagas para licenciandos, preceptores e supervisores bolsistas dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica

O objetivo dos programas é inserir os estudantes de licenciatura em salas de aula da educação básica, bem como qualificar a formação inicial de futuros professores por meio da integração entre a teoria e a prática.

Pibid

Estão sendo ofertadas 216 vagas para estudantes de licenciatura vinculados às unidades acadêmicas dos campi Campina Grande (Ciências Sociais, Educação, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Música), Cajazeiras (Ciências Sociais, Ciências Exatas e da Natureza, Educação, Geografia e Letras), Cuité (Ciências Biológicas e Química), Patos (Ciências Biológicas) e Sumé (Ciências Sociais e Educação do Campo). O valor da bolsa é de R$ 400.

Já para supervisor bolsista, estão sendo oferecidas 27 vagas com bolsas no valor de R$ 765. Para concorrer às vagas é preciso ser professor na escola e estar atuando em sala de aula na área ou disciplina que o licenciando da UFCG que irá acompanhar, entre outros requisitos.

As inscrições serão realizadas até 7 de outubro via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). É preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.

Residência Pedagógica

Para o Programa Residência Pedagógica, a UFCG está ofertando 255 vagas para alunos e 51 vagas para professores preceptores com bolsas no valor de R$ 400 e R$ 765, respectivamente.

As vagas são para os cursos de licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Licenciatura do Campo, Matemática, Música, Pedagogia e Química dos campi Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Sumé.

Os professores preceptores devem ser da área e escola habilitada pelo projeto.

As inscrições acontecem até 2 de outubro e a documentação exigida nos editais devem ser encaminhadas para o e-mail dos professores orientadores dos projetos.

Para mais informações sobre as inscrições, seleção, etapas dos processos seletivos e escolas habilitadas, acesse os editais:

Aluno - Licenciando Bolsista (Pibid)
Professor - Supervisor Bolsista (Pibid)
Aluno - Licenciando Bolsista (Residência Pedagógica)
Professor - Preceptor Bolsista (Residência Pedagógica)