Página inicial > CDSA > Notícias > Grupo de estudos de Educação em Solos promove ações em comemoração ao dia 15 de abril – dia Nacional da Conservação do Solo

Na manhã desta segunda feira (15) a professora Adriana Meira e integrantes do Grupo de Estudo Educação em Solos, acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas, coordenaram importantes ações para comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo.

As atividades aconteceram na praça de alimentação do Sumé Shopping, com uma exposição didática pedológica, com apresentação de práticas de conservação e distribuição de adubo orgânico (húmus e composto) e mudas de plantas ornamentais e condicionadoras do solo. Além dos frequentadores e funcionários das lojas do Shopping, turmas de estudantes da Escola Estadual, acompanhadas pelo professor Tiago Belinho prestigiaram o evento.

No Espaço do Solo 60 alunos da Escola Municipal Presidente Vargas, acompanhados pelos professores Érica, Carlos e Alisson, foram recepcionados para uma animada aula extra muros, que envolveu  o diálogo sobre a importância do solo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Na Área Experimental e no Viveiro do Mudas as atividades envolveram uma manhã de campo com agricultora e agricultores dos municípios de São José dos Cordeiros e Parari, acompanhados dos secretários de agricultura, Paolla Leite e Luclécio Farias e dos extensionistas da Empaer Ismar Vilar e Antonio Alverto. Além das interlocuções referentes a importância da data, os visitantes conheceram as práticas desenvolvidas para agregar matéria orgânica ao solo, assim promovendo melhorias na sua fertilidade e qualidade.

Atendendo ao convite da professora Adriana, o professor José George de Medeiros também prestigiou o momento, falando da importância dos organismos do solo e da fitossanidade, como medida de controle e cuidado para prevenir ou diminuir prejuízos às culturas, fazendo a doação de um 1 litro de Trichoderma, produto produzido no laboratório que coordena.

Ao final da atividade os visitantes receberam como doação mudas de frutíferas, forrageiras, ornamentais e apícolas, além de húmus de minhoca e composto orgânico. “A erosão e a salinização são um dos principais problemas devido à falta de cuidado com o solo. Assegurar que as terras cultivadas sejam conservadas e se regenerem corretamente, mantendo sua fertilidade e a boa qualidade que permita um cultivo ótimo e o bem estar das coletividades é uma questão de políticas públicas e responsabilidade de todos nós. Precisamos unir esforços e avançar com ações de educação em solos, disseminando o conhecimento gerado na Academia e as estratégias para proteger o solo que nos sustenta”, afirmou a professora Adriana.

Assimp.CDSA/UFCG