Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG aparece em ranking internacional

imagem sem descrição.

No Nordeste, ocupa a segunda posição.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apareceu no Ranking Web of Repositories, iniciativa do Laboratório de Cybermétricas pertencente ao Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha, que é uma lista dos repositórios mais influentes segundo as métricas extraída do Google Scholar divulgada anualmente no endereço: https://repositories.webometrics.info/en/node/30.

A UFCG ficou na posição 234 de um total de 3.885 repositórios arrolados e ocupa o segundo lugar, quando comparada com as instituições no Nordeste. No estado da Paraíba, a Instituição ficou à frente dos repositórios da Universidade Federal da Paraíba (posição 248) e do Instituto Federal da Paraíba (posição 1.922). 

“Atualmente, o repositório da UFCG passou a digitalizar e publicar eletronicamente, trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de graduação e relatórios de estágios, uma realidade já consolidada para a maioria dos campi fora de sede. Apenas os campi de Patos e o Campus de Campina Grande ainda não possuem a produção científica da graduação por completo, publicada no repositório”, disse o chefe da Biblioteca Setorial do Campus Sumé (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido -  CDSA), Johnny Rodrigues Barbosa.

“Do Campus Sede, já estão publicados trabalhos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia, Letras, além da digitalização de TCCs de cursos já extintos como Tecnólogo em Couros e Tanantes e Processamento de dados”, completou.

De acordo com Barbosa, tanto a criação do repositório, como a digitalização da maioria dos trabalhos acadêmicos dos diversos campi da UFCG, que hoje compõem uma coleção de mais de 22.000 trabalhos, foram realizadas pela Biblioteca Setorial do Campus de Sumé.

Os repositórios institucionais tem a missão de disseminar, preservar digitalmente e também reconstruir a memória da produção científica da UFCG. “Hoje, mesmo diante de muitas dificuldades, o repositório é uma realidade na nossa instituição e está disponibilizando gratuitamente, não apenas à comunidade acadêmica mas à sociedade em geral, essa riqueza intelectual produzida pela UFCG”. 

Acesse a Biblioteca de Teses e Dissertações da UFCG: http://bdtd.ufcg.edu.br .

 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em: