Colação de Grau do semestre 2020.2: CDSA forma novos profissionais

imagem sem descrição.

Com transmissão através da plataforma de vídeos YouTube, foi realizada de forma remota, na noite da segunda-feira, 20 de dezembro, a solenidade da Colação de Grau dos formandos do Semestre 2020.2 do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé.

Colaram grau formandos dos cursos de graduação em Ciências Sociais (Licenciatura), Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Interdisciplinar em Educação do Campo (Licenciatura), Superior de Tecnologia em Agroecologia e Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Participaram da solenidade representantes dos Conselhos do CDSA (CONSAD e CEPE), Elizandra Silva da Penha, pró-reitora em exercício de Assuntos Comunitários da UFCG, representando o reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, e a senhora Thais Carneiro de Brito, assessora na Prefeitura de Sumé, representando o prefeito Éden Duarte Pinto de Sousa.

Na ocasião foi homenageado o professor Aldre Jorge Morais Barros, escolhido como Paraninfo Geral das turmas concluintes, sendo saudado pelo vice-diretor do CDSA, professor Franklin Ferreira de Farias Nóbrega. A escolha do Paraninfo Geral é uma homenagem, como tributo de reconhecimento a personalidades ilustres que ajudaram a construir a história da nossa Universidade, em especial a implantação do Campus de Sumé, trabalhando tanto pela sua criação quanto pela sua consolidação.

O orador das turmas concluintes do CDSA, foi o aluno Alisson Clauber Mendes de Alencar, do curso Interdisciplinar em Educação do Campo.

A solenidade foi transmitida com tradução em Libras.

S.audação aos concluintes

O diretor do CDSA, professor Hugo Morais de Alcântara, saudou os concluintes e seus familiares com palavras de incentivo e falou sobre ações e obras de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas no Campus:

“Sabemos que enfrentamos momentos de muito trabalho, cobranças, alegrias e tristezas, mas com sabedoria, perseverança, força, fé, dedicação e apoio dos seus familiares, estão reunidos para celebrar a sua formatura e que deve ser lembrada com alegria e esperança. Agradeço a Deus a satisfação de participar deste ato solene com 26 formados presentes nesta solenidade e mais um aluno que colou grau remotamente de forma antecipada, de todos os cursos oferecidos por meio das Unidades Acadêmicas vinculadas ao Campus Sumé da UFCG.

Consegui conviver com alguns de vocês através das disciplinas que lecionei e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, onde percebi o enfrentamento de desafios na busca por conhecimento, no cumprimento das atividades pertinentes à sua formação acadêmica em nível superior que em nosso país ainda é privilégio para poucos. Observei o companheirismo em momentos difíceis e no desenvolvimento de habilidades que os tornarão a partir de hoje, detentores de um título de graduação em um dos sete cursos de graduação oferecidos pelo CDSA

Desejo que no desenvolvimento de sua profissão possam atuar de forma presente, pensando sempre no que poderá fazer para ajudar o próximo, independente da opção de credo, política, cor, raça, de identidade e de gênero, com respeito à diversidade de todas as formas. As mudanças e transformações em nossas vidas acontecem, mas nem sempre de forma tranquila e fácil, vocês terão que andar por longos caminhos e cansativos mas, não desistam, lutem por seus ideais, por sua profissão e sempre com respeito ao próximo, não desistam dos seus sonhos e continuem perseverantes".

Saudação ao homenageado na solenidade

"Nosso homenageado, além dos atributos profissionais, destaca-se como excelente amigo, sempre muito gentil e educado, cultivando sempre muitas amizades. Professor Aldre é sinônimo de retidão, presteza, educação, bom trato e, principalmente bom humor. Registro que para mim, como seu colega de Unidade, como seu colega de Centro, principalmente como amigo, é uma honra, estar, neste momento, conferindo essa saudação. Em nome do CDSA e em nome da Unidade Acadêmica de Engenharia de Biotecnologia, em nome de "Dona" Euda e "Seu" Severino, em nome de Alcione, Heloísa e Letícia, sobretudo em nome das turmas concluintes do período 2020.2 do CDSA, que esta homenagem fique registrada na sua memória como uma bela cena de um filme, desses que nos ensinam e que mudam a nossa forma de pensar e que a gente não se esquece", falou o vice-diretor, Franklin Nóbrega.

Fala do homenageado

"Sempre falei para meus alunos que o mais fácil na Universidade, é entrar. Para a formação que tenho, além do meu esforço, tenho que agradecer muito esforço também dos meus pais, dos meus tios, dos primos, pois, como ocorreu comigo, toda a família participa da formação de vocês alunos. Todos se esforçam!

Quando eu estava em minha graduação já demonstrava interesse na área acadêmica, quando fiz mestrado, vi que era mesmo isso o que eu queria. Vocês formandos, estão numa etapa que têm certo conhecimento para decidir o rumo que tomarão. Como dizia um professor que contribuiu para aumentar minha paixão pela área de química: ‘o mundo é muito maior maior do que João Pessoa’ e, trazendo para nossa realidade, quero dizer que vocês procurem em outros lugares, temos notícias de ex-alunos que estão trabalhando na Bélgica, outros que estão tomando conta de uma usina de dessalinização da Antártida... Apesar das dificuldades, é importante concluir, pois com uma formação, você poderá buscar uma posição de estabilidade profissional, realização pessoal, como também, melhorar a estabilidade econômica.

Fui o primeiro da minha família, tanto paterna, como materna ter uma formação, indo até o mestrado e o doutorado. Hoje tenho primos que me usaram como espelho, um é doutor em matemática, outro terminando doutorado em alimentos. Por isso digo que um só exemplo na família é uma referência, então, vejam a importância que vocês também são para suas famílias, demonstrando que é necessário o esforço de cada um. Agradeço pela homenagem e principalmente a Deus, meus pais, minha esposa Alcione, que me ajudou nos momentos difíceis. Agradeço muito a todos que contribuíram para a minha formação como também vocês alunos, pois por vezes a gente também aprende algumas coisas com vocês.

Como conselho deixo o que meu pai sempre me ensinou, que sempre devemos respeitar todo mundo. Trate com respeito e você será tratado com respeito, pois todos tem uma função no mundo. Trato bem desde o faxineiro até o reitor da Universidade, porque cada um tem seu papel dentro da sociedade, seja maior ou menor.

Fico muito feliz por todos vocês formandos e formandas e agradeço muito a minha homenagem nesta dia de hoje, isso não é só uma conquista minha, e sim de todos. Também passei os perrengues que vocês passaram, mas, vemos que tudo tem uma recompensa. Eu nunca reclamei com Deus porque eu tenho sempre na memória um ditado que é dito por um padre que não lembro o nome dele agora: ‘Não diga a Deus que você tem um grande problema, diga ao problema que você tem um grande Deus’.  Muito obrigado a todos vocês pela homenagem”.

Orador

“Parabenizo a todos os formandos e formandas e parabenizo aos familiares, porque sem essas pessoas nos dando suporte, com certeza, não estaríamos aqui. Como já foi dito pelos professores que também discursaram, nós já somos referências, por isso, tem um ‘monte’ de gente que vai nos olhar e vai dizer que é possível, com todas as adversidades e com todas as dificuldades, chegar onde chegamos e poder galgar outros espaços, ir além. 

Para celebrar esta data, escrevi uns versinhos que o título diz assim: Processos sobre processos, escolhas desafios e afetos aqui estamos nós. 

Primeiramente quero aqui saudar
Oh companheiros e companheiras
Sei que não foi fácil ultrapassar
Tentar driblar todas as barreiras

Mas de uma coisa eu tenho ciência
Valeu demais cada experiência
Digo a vós, rompemos fronteiras
Eita que já bate uma saudade

No CDSA tivemos mil histórias
Aquela aula ou aquele seminário
Lembrados em nossas memórias
Novos desafios estão a surgir
Com perseverança vamos seguir
São dias de luta e dias de glória 

Vivenciamos períodos e processos
Agradecemos aqui com afetividade
Vínculos e laços foram construídos
Aprendemos dentro da diversidade
De todo lugar do Brasil aqui tem gente
Sumé é terra dum povo potente
Sonhos vividos no campo e na cidade

Agradecemos a cada funcionário
Aos familiares e aos professores
A todos os que nos incentivaram
Aos que acalentaram as nossas dores
Estamos findando só uma jornada
Já dá para ver a linha de chegada
Podemos gritar somos vencedores

Nosso Campus é das Ciências Sociais
E também da Engenharia de Produção
De Biotecnologia e Bioprocessos
De Biossistemas não esqueço não
Educação do Campo está presente
Agroecologia, a identidade da gente
Temos ainda o curso de Gestão
E já finalizando viu
Para todos e todas nós formandos
Finalizo aqui esta humilde poesia
Não sou declamador e nem escritor
Porém hoje eu jamais me furtaria
Expresso em cada palavra ou verso
Espalharmos afetos neste universo
E vamos celebrar que é dia de alegria”

 Assista abaixo a solenidade: 

 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em: