Integrantes do Projeto Solo na Escola/UFCG celebram Dia Mundial do Solo

imagem sem descrição.

A celebração em referência ao Dia Mundial do Solo aconteceu no domingo, 5 de dezembro, com lives realizadas por integrantes da equipe do Projeto Solo na Escola/UFCG do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, do Grupo de Pesquisa Educação em Solos e os vencedores dos concursos culturais “Meu jeito de ver o solo” e “Solo diVerso & Prosa”, além de professores da Educação Básica, das escolas parceiras do projeto.

Foram realizadas ainda atividades de pintura com tinta de solo de forma remota, para o público em geral e um bate papo sobre salinidade no Programa Matutando Solos e Agroecologia, com o professor Rivaldo Vital. Ainda como parte da comemoração, a coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG, Adriana Meira, participou da live promovida pela Embrapa Solos (RJ), que organizou um diálogo com os finalistas do desafio da FAO para escrita dos livros infantis sobre salinidade do solo e de uma palestra na Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentando a palestra “Solo nas rimas do Cordel”.

Vencedores dos concursos

Concurso de Fotografia “Meu jeito de ver o solo”:

1º Lugar - Maria Isabel Angelo – 9º ano
2º Lugar - Hiago da Silva Jovino – 7º ano
Orientador Professor Manoel Messias (Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento, Maturéia-PB)

3º Lugar - Ivonaldo Melo – 9º ano
Orientadora Professora - Thalita Martins (ECI Manoel Honorato Sobrinho, Coxixola-PB).

Menção Honrosa - Yasmin de Almeida Neves e Vitória Aparecida (3º Médio da ECI Manoel Honorato Sobrinho, Coxixola-PB, sob a orientação da Professora Thalita Martins); Josielen Santos (9º ano da Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento - Maturéia-PB, sob orientação do Professor Manoel Messias).

 

Concurso de Cordel “Solo diVerso & Prosa”:

Salinização do solo (Poeta Mauricelio Silva, Camalaú PB)
Sobre a salinidade do solo (Poeta Lourielson Alves, Sumé PB)
Salinidade do solo (Poeta Jonathan Mayan, Serra Branca PB)

Os premiados receberão kits com o livro Solo Nosso Amigo 1 e 2, bottons da Feira do Solo e marcadores de livros com as mascotes Ana Terra e Paspim.

O Dia Mundial do Solo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO/ONU) em 2013, é comemorado para aumentar a conscientização sobre a importância do solo para o sustento da vida na Terra.

O dia 5 de dezembro foi escolhido como para marcar o aniversário do rei da Tailândia, HM King Bhumibol Adulyadej, que formalmente fez este evento acontecer. A degradação do solo leva a uma produção de alimentos de baixa qualidade, pois afeta as safras e a fertilidade do solo. Isso afeta a salinização e o manejo do solo.

O tema do ano, escolhido pela Parceria Global do Solo (GSP) foi “Parar a salinidade para aumentar a produtividade do solo” de maneira a despertar a consciência das pessoas sobre os desafios enfrentados no manejo do solo e resolver o grave problema da salinização.

O significado deste evento que acontece no mundo inteiro ao longo da semana é discutir a importância do solo para manter um ecossistema saudável para lidar com questões relacionadas ao manejo e salinização do solo para melhores rendimentos agrícolas, especialmente nas regiões áridas e semiáridas.

Assimp CDSA/UFCG

registrado em: