Professores da UFCG/CDSA ficam entre os dez finalistas do concurso Children's Booklet Contest

imagem sem descrição.

Um livro dos professores Adriana Meira Vital e Rivaldo Vital, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus Sumé, ficou em 5º lugar, entre os dez finalistas no concurso "Children's Booklet Contest", concorrendo com mais de 27 livros indicados e inscritos de mais de 14 países.

O concurso de livretos infantis é organizado no âmbito do Dia Mundial do Solo (WSD) 2021, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e Parceria Global do Solo (GSP).

De acordo com os autores, a proposta da obra era um livro científico infantil sobre solos afetados por sal com o lema "Parar a salinização do solo, aumentar a produtividade do solo", para dar visibilidade à importância do combate à salinização do solo e conscientizar sobre a urgência de proteger solos saudáveis.

"O livro Get out of here, salinity, leave my soil alone (Xô salinidade, deixa meu solo em paz) teve ilustração de estudantes do curso de Agroecologia (Diogo dos Santos Oliveira e José Ilton Pereira Alves) e apresenta a mascote Ana Terra e o pedon Luvissolo num diálogo com Sales Salty, um solo salinizado, que alerta os leitores infantis sobre o grave problema da salinidade dos solo na região semiárida brasileira e pode ser baixado no link https://www.fao.org/world-soil-day/booklet-contest/en/", explicam os autores.

A premiação foi anunciada nesta sexta-feira, 3 de dezembro, durante a abertura da comemoração ao Dia Mundial do Solo, pela Dra. Laura Bertha Reyes Sánchez, presidente da União Internacional da Ciência do Solo.

Assimp CDSA/UFCG


registrado em: