Estudo com participação de professora do CDSA avalia a intensidade fenológica e produção de tanino de planta no Semiárido

O artigo “Contributions of Annual Phenological Intensity to the Production of Tannins in Sideroxylon obtusifolium in Brazilian Semi-arid”, foi publicado na revista Floram - Floresta e ambiente, do Instituto Floresta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ. A pesquisa teve como objetivo avaliar a relação entre a intensidade fenológica e produção de tanino na Sideroxylon obtusifolium. (Roem. & Schult.) T.D.Penn. em ambientes com diferentes regimes de precipitação. 

A planta é conhecida popularmente como Quixabeira.

O estudo foi realizado por Azenate Campos Gomes (UFPB/IPFM/CCS), Fabrício Havy Dantas de Andrade (UFPB/IPFM/CCS), Alecksandra Vieira de Lacerda (UFCG/CDSA) e Rui Oliveira Macêdo (UFPB/IPFM/CCS).

A produção de tanino e a caracterização fenológica foi avaliada através da intensidade e sincronia de folhas, botões florais, flores, e frutos em espécimes de duas microrregiões do Estado da Paraíba.

“Estamos ofertando mais uma contribuição sobre os potenciais da nossa riqueza biológica. Foram anos de trabalho e caminhadas exploratórias nos ecossistemas do Cariri paraibano, envolvendo também muito esforço nas análises dos laboratórios associados e coordenados por professores da Universidade Federal de Campina Grande (Laboratório de Ecologia e Botânica – coordenadora Alecksandra Vieira de Lacerda) e Universidade Federal da Paraíba (Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos – diretor Rui Oliveira Macêdo)”, destacou a coordenadora Alecksandra Vieira.

“Estamos todos de parabéns e de forma especial a Azenate Campos Gomes pelo compromisso e dedicação ao trabalho realizado”, concluiu.

O artigo está disponível no endereço: https://www.floram.org/article/doi/10.1590/2179-8087-FLORAM-2021-0027

Assimp CDSA/UFCG

 

 

registrado em: