Colegiado Pleno do Consuni aprova projeto do Campus Sumé - 10/06/2008

Colegiado Pleno do Consuni aprova projeto do Campus Sumé

Dando prosseguimento ao processo de expansão, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG aprovou na manhã desta terça-feira, 10, por unanimidade, o projeto de criação do campus Sumé, onde funcionará o Centro de Desenvolvimento do Semi-Árido (CDSA), contemplando não só a região do Cariri paraibano, como também as regiões do Vale do Piancó e do Vale do Paraíba, através de pólos nas cidades de Itaporanga e de Itabaiana.

Para o secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, a aprovação unânime e sem nenhuma modificação estrutural do anteprojeto, foi motivada pelas garantias dadas pelo MEC - de apropriação de emendas parlamentares no Plano Plurianual -, da liberação de 83 vagas para docentes e 42 de técnico-administrativos, além de cargos de direção e funções gratificadas necessárias para o funcionamento administrativo das unidades. O documento foi entregue à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) no último dia 30 de maio.

A expectativa de Caniello é que, com a entrega do anteprojeto aprovado pelo Colegiado ao MEC – que acontecerá na próxima segunda-feira, 16, pelo reitor Thompson Mariz - os recursos sejam liberados no próximo mês, dando início as obras de reforma e adequação da estrutura atual da Escola Agrotécnica de Sumé, onde funcionarão os cursos, previstos para o período 2009.1.

O relator do Processo, conselheiro Bráulio Maia Júnior (diretor do Centro de Ciências e Tecnologia) disse que o projeto está perfeito. "Bem abalizado, e com as garantias dadas pelo MEC, de recursos financeiros e de pessoal, somadas às doações e comprometimentos das prefeituras municipais onde os pólos serão instalados, teremos condições para implantar o novo campus com as estruturas devidas", salientou.

Em seu parecer, Bráulio também registrou dados do Censo de 2000 que apontam os municípios de Sumé, Itaporanga e Itabaiana – que polarizam três microrregiões, compostas por um total de 84 municípios - como as mais carentes em instituições de Ensino Superior no estado, e que apresentam, respectivamente, taxas de 0,93%, 1,24% e 0,69% dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior.

Centro de Desenvolvimento do Semi-Árido

Uma das metas da UFCG com a implantação do Campus de Sumé é a criação de 3.650 novas vagas no ensino superior em até cinco anos, oferecendo educação superior pública prioritariamente à população residente no semi-árido brasileiro – a que apresenta os menores IDH e IDEB do país – e especialmente aos povos do campo. Dessa forma, no CDSA, serão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas do conhecimento científico fundamentais para o desenvolvimento sustentável destas populações.

No Pólo Sumé, o CDSA oferecerá os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais – ênfase em Sociologia Rural, e os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão do Desenvolvimento Rural. Também oferecerá os cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e Engenharia de Produção Agroindustrial.

No Pólo Itaporanga serão oferecidos os cursos de Engenharia Civil- Habilitação em Recursos Hídricos, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Agrimensura e Tecnologia em Aqüicultura. Já o Pólo Itabaiana terá os cursos de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa da SPE/UFCG)


Data: 10/06/2008

registrado em: