Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > UAC!S realiza sarau poético e lançamento de livro nesta sexta
Início do conteúdo da página

UAC!S realiza sarau poético e lançamento de livro nesta sexta

imagem sem descrição.

A Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido realizará na noite desta sexta-feira, às 22h, no Núcleo de Extensão Cultural, um sarau poético e lançamento do livro: Sobrevivendo à pandemia no semiárido paraibano: efeitos sociais do coronavírus em moradores de três municípios do Cariri Ocidental.

A obra tem como autores Júnia Marúsia Trigueiro de Lima (professora do CDSA/UFCG), Dalila Talita Alves Ribeiro, Hérica Janaina da Silva Fernando, Gleicilene da Silva Siqueira, Josiel Ventura Alves, e Vinicios Matheus dos Santos Farias.

O livro é resultado de uma pesquisa realizada em três municípios do Cariri Ocidental: Congo, Serra Branca e Sumé. A pesquisa foi iniciada com o propósito de entender os efeitos da crise sanitária em moradores desses municípios, que já apresentavam condições socioeconômicas que os colocavam em situação de vulnerabilidade por causa do alto índice de trabalhadores informais, da baixa renda e da precariedade dos serviços de saúde.

A investigação, de acordo com a obra, "revelou não apenas o agravamento dessas vulnerabilidades, que afetou as formas de sobrevivência dos nossos interlocutores, como também uma série de experiências de sofrimento causadas pelo convívio dessas pessoas com a pandemia".

"Para compreender como esses moradores sentiram os efeitos do coronavírus em suas vidas, foram utilizadas duas perspectivas: o que as pessoas percebiam como risco e/ou perigo e o que definiam como formas de cuidado e prevenção; e as mudanças provocadas pelo vírus em suas experiências cotidianas e na manutenção do seu domicílio".

A obra está disponível no site da Editora Universitária da UFCG (Acesse aqui). 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página