Página inicial > CDSA > Notícias > Equipe do CDSA/UFCG participa da VI Feira de Saberes, Sementes e Sabores de Brejinho-PE

Representantes do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido- CDSA/UFCG marcaram presença na VI Feira de Saberes, Sementes e Sabores de Brejinho-PE, no último 4 de dezembro. De acordo com a programação foi realizada visitação a Comunidade Rural Caldeirão, onde pode-se ver experiências da agricultura familiar e agroecologia.

A visitação foi coordenada pelo professor antropólogo Valdonilson Barbosa dos Santos e pela técnica administrativa Carla Mailde Feitosa Santa Cruz. Também integraram a equipe estudantes dos cursos de Tecnologia em Agroecologia, Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Produção.

“Fiquei maravilhada com a riqueza saberes, sementes e sabores expostos no Vila de Fátima, Município de Brejinho-PE. Foi um dia de trocas de sementes, mas também de muitos saberes. Este evento proporcionou que pudéssemos conhecer uma variedade de agricultoras e agricultores familiares guardiãs de sementes crioulas. Há agricultores com mais de cem variedades de sementes, com os quais pudemos trocar sementes e estabelecer contatos”, destacou Carla Mailde.

“Foi um evento muito interessante e, acima de tudo, gratificante. Nós aprendemos a importância da cultura das sementes nativas, bem como sua conservação na manutenção do patrimônio vegetal local e as peculiaridades culturais da região de Brejinho-PE, como artesanato, danças e agricultura local”, disse a estudante do curso de Engenharia de Biossistemas, Suzana Raquel.

“Para a universidade, é fundamental a participação da comunidade acadêmica em eventos que ampliam os conhecimentos e fortalecem as bases dos cursos”, disse a técnica Carla.