Página inicial > CDSA > Notícias > Professora do CDSA e monitores do EDUCASOLOS e PASCAR participam de evento científico de solos

Para promover a popularização do conhecimento do solo e divulgar as atividades do Programa de Educação em Solos (EDUCASOLOS) e Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), alocados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG e coordenados pelos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital, integrantes do Projeto Solo na Escola/UFCG, Projeto Geotinta e Programa Matutando Solos e Agroecologia, José Ilton, Danielle Freitas, Bárbara Brena, Jarlean Nobrega, Rogerio Emídio, Douglas Henrique, Paloma Amorim e Dayane Lima, participaram da VII Reunião Nordestina da Ciência do Solo (VII RNCS) que aconteceu ao longo da semana em Mossoró-RN.

A equipe compôs a comissão de organização e exposição do Espaço Interativo de Educação em Solos “Francisco Ernesto Sobrinho”, apresentando as metodologias e estratégias usadas para disseminar o conhecimento do solo na região do Cariri. Além disso, foram apresentados dez trabalhos, fruto das ações realizadas pelos monitores nos referidos projetos.

O stand do EDUCASOLOS foi um dos mais visitados na exposição, chamando a atenção a produção de livros didáticos sobre solos para o púbico infantil, a riqueza das telas pintadas com tinta de solo e os pedons dos solos do Brasil personalizados.

Ainda como parte da comemoração da VII RNCS, a professora Adriana Meira recebeu um convite especial para proferir palestra sobre o tema “Educação em Solos: iniciativas e conectividades”.

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Em sua sétima edição foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água/UFERSA, UFRN, UERN, IFRN e UFOB.

A finalidade do evento foi reunir pesquisadores, professores e outros profissionais ligados à Ciência do Solo, com o objetivo de apresentar e discutir aspectos científicos e técnicos chaves para o desenvolvimento da Ciência do Solo no Nordeste, estimulando a relação entre profissionais, fortalecendo parcerias, trocas de conhecimento e auxiliando na formação intelectual de estudantes de graduação e pós-graduação.

Satisfeita com a experiência e o resultado do evento a professora Adriana Meira reforçou que os eventos científicos são importantes para a comunidade acadêmica pelas oportunidades que promove, a partir da integração entre os graduandos e os pesquisadores, apropriação de novos conhecimentos e experiências que agregam no seu campo profissional, auxiliando ainda aos estudantes a possibilidade de criar um networking, que é a rede de contatos para partilha de conhecimento e informações, que contribuirá efetivamente nas novas oportunidades de grupos de articulação acadêmico-científica, estágios e parcerias, ampliando horizontes para os acadêmicos.