Página inicial > CDSA > Notícias > Matrículas do Período 2021.1e começam nesta quinta na UFCG

Matrículas do Período 2021.1e começam nesta quinta na UFCG

Começa nesta quinta-feira, dia 11, e segue até o próximo dia 17 de novembro, o prazo para matrículas em disciplinas do Período Letivo 2021.1e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O procedimento é feito de forma online pelos alunos, via Sistema de Controle Acadêmico Online.

Em caso de dúvidas sobre a matrícula e componentes curriculares, o aluno deve entrar em contato com a coordenação do curso, por e-mail. Veja aqui os contatos por curso de graduação.

De acordo com a Resolução N° 18/2021, que regulamenta, em caráter excepcional, as atividades de ensino do Período 2021.1e, o semestre letivo terá 80 dias em formato não presencial. As atividades presenciais serão autorizadas, desde que asseguradas as necessárias condições de segurança sanitária para toda a comunidade envolvida.

As aulas terão início no dia 22 de novembro, com recesso entre 27 de dezembro e 1º de fevereiro de 2022. O término das aulas está previsto para o dia 2 de abril de 2022.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2021.1e.

Créditos e cancelamento

O aluno poderá, em caráter excepcional, matricular-se em disciplinas cujo somatório do número de créditos seja inferior ao limite mínimo previsto, bem como poderá solicitar, via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), enviado à coordenação de curso, autorização de matrícula em número superior ao limite máximo de créditos previsto no Projeto Pedagógico de Curso, em razão dos problemas decorrentes da excepcionalidade causada pela pandemia da Covid-19.

A Resolução N °18/2021 ainda prevê que o estudante, inclusive aquele matriculado no primeiro ano do curso, poderá, até o último dia de aula previsto no calendário acadêmico, mediante apresentação de justificativa, solicitar, à coordenação de curso, o cancelamento da matrícula em componentes curriculares, por meio do Controle Acadêmico. O cancelamento não será computado no prazo máximo fixado para a integralização curricular.

Quinta Chamada

A quinta e última chamada do SiSU 2021.1 está prevista para ser publicada nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, conforme cronograma do edital. Os candidatos serão convocados em até cinco vezes o número de vagas remanescentes de cada curso, respeitando-se a classificação para vagas livres e reservadas (cotas).

Tanto os classificados como os suplentes devem enviar a documentação para cadastramento pela Coordenação de Curso entre os dias 16 e 17 de novembro, por meio de formulário online. A validação e a verificação da documentação enviada serão realizadas de 17 a 19 de novembro, pelas coordenações de cursos. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga.

Na terminologia oficial da UFCG, cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes. O cadastramento (registro acadêmico) é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo. Os dois procedimentos são obrigatórios para garantir a vaga na UFCG.

A matrícula em disciplinas dos classificados na Chamada Regular da 5ª Chamada que tenham suas documentações verificadas e validadas acontecerá no dia 25 de novembro. A divulgação da Chamada para 1ª Suplência (candidatos que conquistaram direito à vaga por desistência ou por documentação incompleta de classificados) será no dia 26 de novembro, com a matrícula em disciplinas destes suplentes ocorrendo no dia 29. As demais datas de convocação para a 2ª, 3ª e 4ª Suplências e matrículas dos respectivos classificados constam no edital.

Veja aqui todas as publicações relativas ao SiSU 2021.1.

(Ascom UFCG)