Página inicial > CDSA > Notícias > UFCG abre 50 vagas em vestibular para graduação em Educação do Campo

UFCG abre 50 vagas em vestibular para graduação em Educação do Campo

Estão abertas até 8 de maio, as inscrições do Processo Seletivo do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para entrada no Período Letivo 2024.1. A graduação é ministrada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé. São oferecidas 50 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotas.

Poderão se inscrever, candidatos atendam um dos seguintes requisitos: que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, em qualquer um dos anos entre 2018 a 2023; ou que apresentem Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar Oficial (ou documento Oficial equivalente); ou que tenham Certificado, Diploma ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio via Provão ou casos análogos, adquirido através de provas/exames pelas Secretarias de Educação, ou casos análogos, acompanhados do Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente.

É preciso ainda que os interessados atendam um dos seguintes critérios: atuar na agricultura familiar ou ser dependente de família que realize essa forma de produção; ser empregado rural ou seu dependente; ser assentado da Reforma Agrária ou seu dependente; ser quilombola, indígena, cigano ou pescador artesanal; ser integrante de movimento social do campo; ou ser professor em exercício do magistério do ensino fundamental e médio da rede pública ou rede privada de ensino.

O público em geral também poderá se inscrever, contudo, a classificação será feita caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas pelos candidatos que atendam os requisitos acima.

As inscrições estão sendo feitas no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) mediante preenchimento de formulário eletrônico.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: análise do histórico escolar do Ensino Médio ou Enem, ENCCEJA ou equivalente; e prova de Habilidade Específica (PHE) - Redação, a ser realizada no dia 22 de maio, das 14h às 18h, no CDSA.

O resultado final, após recursos, sairá no dia 31 de maio.

Cadastramento e matrícula em disciplinas

O cadastramento, envio da documentação, deverá ser feito de 3 a 7 de junho via formulário online a ser disponbilizado no site da Comprov.

Candidatos cotistas, PPI e PCD, deverão se apresentar às comissões de validação no dia 4 de junho.

De 3 a 10 de junho, as Coordenações de curso farão a análise e validação das documentações enviadas pelo candidatos para cadastramento. No caso de documentação irregular, a Coordenação informará ao candidato, via e- mail (o mesmo informado no ato da inscrição), em tempo hábil, da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o candidato possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e- mail da coordenação do curso.

Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) encaminhará e-mail ao candidato confirmando a realização do procedimento.

A matrícula em disciplinas deverá ser feita dia 10 de junho. As aulas começam dia 17 de junho.

Para mais detalhes e informações, acesse aqui o edital e todas as informações referentes ao processo seletivo.