Página inicial > CDSA > Notícias > Já estão abertas as inscrições, e o cadastramento para ingressar nos cursos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde dessa quarta-feira, dia 31, o resultado da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024). A novidade deste ano é que o SiSU terá apenas uma edição. Desta forma, o candidato deve ficar atento à sua entrada em cursos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de acordo com a classificação no respectivo período letivo (2024.1 ou 2024.2).

Na UFCG, foram ofertadas 4.645 vagas em 92 cursos de graduação presenciais, sendo 2.271 vagas de ampla concorrência e 2.374 reservadas pela Lei de Cotas, distribuídas nos sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Confira aqui a Chamada Regular do SiSU 2024.

Cadastramento e matrícula

Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato selecionado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.

Os candidatos selecionados na Chamada Regular para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) desta quinta-feira, dia 1°, até a próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, por meio de formulário online.

A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos, até 6 de fevereiro.

A relação de documentos para cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Anexo VI do edital. O não envio da documentação exigida no prazo estipulado no edital implicará na perda do direito à vaga na UFCG.

No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso.

Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e- mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema.

O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso do dia 1° ao dia 7 de fevereiro, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 8 de fevereiro, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). O cadastramento dos candidatos após análise dos recursos será feito no dia 9 de fevereiro.

Em caso de dúvidas sobre o envio da documentação para cadastramento, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), contendo, claramente e de forma específica, o detalhamento do problema a ser reportado.

Matrícula e início das aulas do Período 2024.1

Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. Em função disso, as aulas do Período Letivo 2024.1 só terão início após a conclusão do Período Letivo 2023.2, cujas aulas tiveram início nesta quinta, dia 1°, e prosseguem até o mês de maio.

As datas das matrículas em disciplinas e o início das aulas dos períodos letivos 2024.1 e 2024.2 serão definidas em calendários acadêmicos a serem publicados pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

A matrícula em disciplinas será realizada presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos das coordenações de curso.

Comissões de Validação PPI e PCD

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI) deverão apresentar presencialmente a documentação exigida às comissões de Validação de autodeclaração a partir do dia 14 de fevereiro, conforme procedimentos descritos em Edital Complementar de Convocação que será publicado pela Comprov. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato.

O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI e/ou PcD realizada em 2023, no âmbito da UFCG, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos no edital de convocação.

Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas, mas que, devido à pontuação, foram selecionados na modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de autodeclaração.

Lista de Espera

Os interessados em participar da Lista de Espera do SiSU 2024 devem manifestar interesse, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do MEC, até o dia 7 de fevereiro.

Após a conclusão do cadastramento referente à Chamada Regular do SiSU 2024 na UFCG, havendo vagas remanescentes, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFCG publicará na página da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) um edital contendo orientações necessárias ao acesso de candidatos da Lista de Espera do SiSU 2024 aos cursos de graduação da UFCG.

Dúvidas sobre o edital do processo seletivo devem ser tiradas com a Comprov.

Acesse aqui o edital e todas as publicações relativas ao Processo Seletivo SiSU 2024 na UFCG.