Página inicial > CDSA > Notícias > EDUCASOLOS realiza exposição pedológica em comemoração ao Dia Mundial do Solo

EDUCASOLOS realiza exposição pedológica em comemoração ao Dia Mundial do Solo

O Programa de Educação em Solos nas Escolas e o Projetos Solo na Escola e Geotinta, realizaram no dia de ontem (05 de dezembro) a tradicional exposição Feira do Solo, em homenagem ao Dia Mundial do Solo. A aividade foi realizada na ECITE José Gonçalves de Queiroz e contou com exposições de telas e peças produzidas pelos usuários do CAPS e grupos de crianças e senhoras atendidas pelo CRAS Sumé, participantes do Projeto Sentindo o solo e colorindo com geotinta (UFCG-FUNARTE). A ação foi a culminância do projeto, que teve como bolsistas os acadêmicos Robymar Nascimento e Rhuan do Espirito Santo.

Além dessa ação, a exposição contou as com estações de arte com solo, práticas de conservação do solo e da água, com a condução dos monitores Rogerio Andrade, Jarlean Nobrega, Paloma Silva e Dayane Lima e Danielle Freitas. O laboratorio da vida do solo, coordenado pelo servidor Danilson Correia, técnico dos Laboratorios de Solos foi outra estação de visitação presente e que atraiu a atenção dos visitantes.
Como parte das atividades comemorativas, os monitores dos projetos de extensão fizeram a entrega da premiação dos vencedores dos concursos em homenagem ao solo (concurso de cordel “Solo Diverso e Prosa” e concurso de fotografia “Meu jeito de ver o solo”.

Para o professor Antonio Damiao, de Jataúba, “a exposição em comemoração ao dia do solo é mais uma estratégia de sensibilização para que a sociedade repense e ressignifique sua compreensão e relação com o chão que nos sustenta e a professora Adriana Meira e sua equipe de monitores estão de parabéns pela organização e condução do trabalho que enaltece o compromisso da Universidade com a comunidade e faz com que os estudantes se aproximem da realidade destas comunidades.”

Já o Agroecológo e artesão do CAPS, Alexandre Limeira, reforçou a "relevância do Projeto da FUNARTE para os usuários do CAPS, como proposta de valorização e empoderamento das pessoas com transtorno, que vivenciaram momentos de integração com os monitores nas ações de sentir o solo, produzir a tinta ecológica e pintar lindas peças com suas afetividades ".

Assimp.CDSA/UFCG