Página inicial > CDSA > Notícias > CDSA Sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

CDSA Sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Aconteceu na última quarta-feira dia (20/09) no Campus do CDSA a 6° Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome com direito a comida de verdade, democracia e equidade: sociedade civil e governo juntos para construir propostas para políticas públicas que garantam direito humano à alimentação adequada".

O vice diretor do Campus de Sumé, professor Franklin Nóbrega, presente na mesa de abertura, desejou boas vindas aos visitantes. Apresentando o CDSA, o professor citou a importância dos cursos de graduação e pós graduação do Campus, bem como dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, que priorizam a sustentabilidade da região, enfatizando a relevância do evento.

Arimatéia França, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB), agradeceu a parceria e a colaboração da Instituição pela receptividade e reforçou a missão do Conselho de trabalhar pelo direito à alimentação de qualidade e em quantidade adequada, sem prejuízo ao acesso de outros direitos essenciais à condição humana.

Para Eliana Cunha, secretaria executiva de segurança alimentar e economia solidária a Conferência de Segurança Alimentar, ocorrida no Campus da universidade de Sumé, teve imensurável relevância, sob vários aspectos, dada a gravidade do tema debatido e do quadro de insegurança alimentar enfrentado por grande parte da população do país.

A professora do CDSA, Adriana Meira, proferiu a palestra “Solos para Segurança Alimentar”, trouxe dados do avanço da degradação dos solos no mundo e reforçou o debate de que é preciso popularizar o conhecimento do solo, disseminando e incentivando a adoção de práticas conservacionistas e ampliando a compreensão das agricultoras e agricultores, bem como das pessoas da cidade, de que é urgente “unir esforços para salvar os solos da ecocrise que o planeta vivencia, pois sem solo saudável, com fertilidade, não se produz alimento de qualidade, não há segurança alimentar, não há vida, enfim!”.

O técnico do Projeto de Consolidação do SISAN na Paraíba e Diretor Geral da Fundação Sistêmica, Lívio Lima, avaliou positivamente a conferência que contou com setenta e nove participantes credenciados, entre representantes da sociedade civil e governo (secretários, técnicos, extensionistas, agricultoras e agricultores, líderes sindicais, representações de OCSs e ONGs, professores, associações e cooperativas da região). Por Sumé, estiveram presentes, representando a Gestão Pública, a Secretária de Assistência Social, Ednalva Alves Libanio de Oliveira e a Secretária Executiva do Consea de Sumé e Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA municipal, Hosana Torres.

“O evento, realizado no CDSA da UFCG, debateu os determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e, por fim, os processos de ampliação e fortalecimento da democracia e participação social”, disse Lívio Lima.

Para além das discussões profícuas e exitosas, o momento foi de compartilhamento de experiências e ações colaborativas, com exposição das atividades e produtos da Economia Solidaria e da Feira Agroecológica de Sumé e Monteiro.

Assimp. CDSA/UFCG