Página inicial > CDSA > Notícias > Professor e estudantes do CDSA criam plataforma para gestão da Higiene e Segurança do Trabalho

A plataforma HS-TOOLS é a primeira criada no Brasil com ferramentas computacionais totalmente gratuitas, voltada para a Higiene e Segurança do Trabalho. Foi desenvolvida pelo professor Daniel Moura, do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina grande e com seus alunos Pedro Paulo Mendes Tomaz, Bruno Pereira Diniz e Mateus José de Siqueira Silva.

A plataforma está acessível por meio do endereço http://hst-tools.com/ e visa acelerar a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho de empresas. Na plataforma, destaca-se, dentre outras aplicações executáveis na linguagem Python, a aplicação web “MARISCO”, em que é possível fazer, totalmente online, e apenas com alguns cliques, um Mapa de Risco, com a possibilidade de realizar ainda o download do mesmo.

As demais ferramentas disponíveis na plataforma HS-TOOLS são as seguintes:
CIPA - Programa que faz o dimensionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conformidade com a nova NR-5;
SESMT - Faz o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em conformidade com a nova a NR-4;
Dimensionamento de Extintores - Programa que realiza o dimensionamento de extintores em conformidade com a nova NR-23 e a NBR-14276;
Navegador de Riscos Ocupacionais e Normas Regulamentadoras - Este programa traz os Riscos Ocupacionais, de acordo com a NR-1 e NR-9, seus agentes e suas respectivas Normas Regulamentadoras;
Navegador de Equipamento de Proteção Individual (EPI) - Este programa, em conformidade com a NR-6, traz a lista de EPI, recomendações sobre sua utilização, treinamento, entre outras informações relevantes.