Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Inscrições abertas para o Programa Bolsa Permanência
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o Programa Bolsa Permanência

imagem sem descrição.

Bolsas são destinadas a indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior. Inscrições vão até 30/6. 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria 09/2023, abriu as inscrições e a seleção para o Programa Bolsa Permanência (PBP) para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente indígenas e quilombolas. Estão sendo oferecidas 2.278 novas bolsas do Programa para atender aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por IFES e já inscritos no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.  Serão oferecidas até 10 mil bolsas, contabilizado o número de bolsas vigentes, conforme disponibilidade orçamentária.  

Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no site www.sisbp.mec.gov.br, até 30 de junho. As bolsas terão valor de R$ 1.400 e o candidato deve ficar atento, no momento da inscrição, aos documentos solicitados no processo seletivo da bolsa.  

Nesse processo, serão atendidas prioritariamente as Instituições Federais de Ensino Superior que apresentarem maior demanda de bolsistas cadastrados e/ou que não tenham sido contemplados nos processos realizados em 2022, por meio da Portaria nº 42/2022 e da Portaria nº 760/2022.  

Bolsa Permanência – o Programa Bolsa Permanência (PBP), instituído em 2013, tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página