Página inicial > CDSA > Notícias > Projeto Solo na Escola/UFCG abre comemorações da Semana do Meio Ambiente

Projeto Solo na Escola/UFCG abre comemorações da Semana do Meio Ambiente

O Projeto Solo na Escola/UFCG do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG organizou uma série de webinários para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A temática do evento é “Conectando pessoas à Natureza” e teve início no sábado, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com professores e estudantes da Escola Municipal José Higino, de Jataúba-PE. Ao longo da semana serão realizadas palestras e oficinas de tinta de solo de forma remota nas escolas de Sumé, Monteiro, Congo, Camalaú, Boa Vista e Cabaceiras.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, dando início à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a Natureza.

Além da data em pauta o Brasil também celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 1 e 5 de junho, ação estabelecida pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente. A ideia é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural para estimular o cuidado com o nosso planeta Terra.

"Todos queremos que o mundo seja seguro, limpo, bonito, pacífico e queremos que nossos filhos e os filhos deles herdem um mundo melhor, mais justo e igualitário. Para que isso aconteça, temos que trabalhar juntos e nesse momento tão especial que a humanidade enfrenta com a pandemia, consideramos imprescindível a disseminação de informações sobre o cuidado ambiental nas escolas de Educação Básica, como contributo para a formação significativa e transformadora de crianças, adolescentes e jovens", disse a coordenadora do projeto, professora Adriana de Fátima Meira Vital.

"Esse é o compromisso do grupo de estudos Educação em Solos do CDSA que prossegue em atividades constantes nas redes sociais e junto às escolas do Cariri, com ações ligadas aos Objetivos para o desenvolvimento sustentável, promovendo espaços de diálogo e conscientização para que as pessoas discutam o lado humano das questões ambientais e se tornem agentes ativos do cuidado com a Natureza", completou.