Página inicial > CDSA > Notícias > UFCG abre vagas remanescentes em programas de formação pedagógica

UFCG abre vagas remanescentes em programas de formação pedagógica

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), lançou, nesta segunda-feira, dia 17, quatro editais para preenchimento de vagas remanescentes oriundas de dois programas de formação de professores: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Institucional de Residência Pedagógica Ao todo, são ofertadas 51 vagas para licenciandos, preceptores e supervisor, nas condições de bolsistas e voluntários, de acordo com o edital.

O objetivo é incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, bem como aperfeiçoar a formação de licenciandos, exercitando, de forma ativa, a relação entre teoria e prática.

Pibid

Estão sendo ofertadas 17 vagas para estudantes de licenciatura, sendo 4 para bolsistas e 13 para voluntários, vinculados às unidades acadêmicas dos seguintes campi: Campina Grande (Música e Ciências Sociais – Filosofia e Sociologia), Cajazeiras (Letras), Sumé (Ciências Sociais) e Cuité (Biologia e Química). Os valores das bolsas são de R$ 400 e R$ 765 (supervisor em Cuité).

Entre outros requisitos previstos nos editais, para concorrer às vagas é necessário ter cursado menos de 60% da licenciatura ao ingressar no Programa; e, para a bolsa de supervisão, é preciso ser professor na escola-campo e estar atuando em sala de aula na área/disciplina do licenciando que irá acompanhar.

As inscrições serão realizadas até esta quarta-feira, dia 19 de outubro, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). É preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.

Residência Pedagógica

Para o Programa Residência Pedagógica, a UFCG disponibiliza 34 vagas remanescentes, sendo 32 para licenciandos e 2 vagas para professores preceptores, com bolsas nos valores de R$ 400 e R$ 765, respectivamente.

As vagas são para os seguintes cursos de licenciatura: Língua Portuguesa (três, em Cajazeiras); Matemática (duas, em Campina Grande); Física (quatro, sendo duas em Campina Grande e duas em Cuité); Biologia (quatro, em Cuité); Química (sete, sendo 4 para bolsistas em Cajazeiras e 3 para voluntários em Cuité); Pedagogia (sete, em Campina Grande); e História (cinco, em Campina Grande).

Os professores preceptores devem atuar na escola participante e em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto.

As inscrições acontecem até o próximo dia 24 de outubro, através do envio da documentação para o e-mail de cada docente responsável.

Para maiores informações sobre as seleções, acesse abaixo os editais:

Aluno - Licenciando bolsista e voluntário (Pibid)
Professor - Supervisor bolsista (Pibid)
Aluno - Licenciando bolsista e voluntário (Residência Pedagógica)
Professor - Preceptor bolsista (Residência Pedagógica)