Página inicial > CDSA > Notícias > CDSA participa do Festival do Umbu em Sumé

CDSA participa do Festival do Umbu em Sumé

Foi realizado nessa semana na Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, na Escola de Campo de Pio X, na Praça José Américo e no Mercado Público Municipal, o tradicional Festival do Umbu, já em sua 10ª edição, o evento contou com palestras, oficinas, exposições, minicursos, apresentações culturais e comercialização dos produtos derivados do umbu. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/Campus Sumé), apoiou o evento, que teve participações de profissionais deste Centro na programação.

No evento, a professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA, proferiu palestra sobre o tema "O Bioma Caatinga e seus potenciais". "Muito gratificante fazer referência ao Bioma Caatinga e aos elementos que traduzem os seus potenciais. Apresentamos riquezas que precisam ser difundidas e assim expandimos níveis para a formação de atores sociais que definam a conservação dos recursos naturais nos ecossistemas presentes nos espaços do Semiárido brasileiro. São marcas de trabalhos que estamos executando de forma perene e comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade regional", destacou a professora.

A professora Adriana Meira, participou do evento com a oficina "Geotinta", que usa o solo como matéria prima para a produção de tinta utilizada para pintura de objetos variados. Já a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Geonara Oliveira, participou da tradução das falas para a comunidade surda presente no evento.