Página inicial > Categorias > Minicursos fecham o último dia da V Feira do Solo no CDSA

Minicursos fecham o último dia da V Feira do Solo no CDSA

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 17h54

O último dia da V Feira do Solo, nesta quarta-feira (6), teve uma programação movimentada para os estudantes do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA com Dois minicursos que aconteceram ao longo do dia para comemorar o Dia Mundial do Solo.

No primeiro, a “artesã do barro” Veralúcia Feitosa, da comunidade Ligeiro de Baixo, do município de Serra Branca, ministrou o minicurso “Etnopedologia, a confecção da louça de barro". Já no segundo minicurso, a acadêmica concluinte de Gestão Pública, Maria Helena Carvalho, trouxe para os estudantes a proposta “Mecanismos de proteção ao solo: da teoria à prática”. Os minicursos foram interativos e tiveram uma excelente participação dos estudantes.

Para a professora Adriana Meira, coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG, "O solo, recurso ambiental complexo e finito, base de sustentação da vida na terra, precisa ser (re)conhecido, protegido e valorizado por seus inúmeros serviços ecossistêmicos. A produção de alimentos e a qualidade da água dependem do solo, mas atualmente, 33% dos solos do Planeta estão degradados ou em processo de degradação. O papel dos profissionais das diversas áreas da Ciência, sobretudo da Ciência do Solo, é fomentar o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância deste recurso natural para a manutenção sustentável da vida no planeta".

Em função da procura pelos cursos, a professora Adriana informa que no dia Nacional da Conservação do Solo, em 15 de abril do próximo ano, estes e outros cursos serão promovidos para a comunidade acadêmica e civil.