Página inicial > Categorias > II SENGEBBIO: Professor do CDSA discute participação de pesquisador renomado no evento

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 11h56

O II Simpósio de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Semiárido (II SENGEBBIO) acontecerá de 29 de novembro a 1 de dezembro deste ano, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. A coordenação do evento está nos preparativos da programação.

O professor Franklin Nóbrega, coordenador executivo do SENGEBBIO (coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do CDSA), esteve no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, em Recife-PE, onde foi recebido pelo pesquisador e docente Malaquias Batista Filho e, nesta visita técnica, os professores conversaram sobre a provável participação do Dr. Malaquias no evento.

O II SENGEBBIO tem como tema principal “O Papel da Biotecnologia no Uso da Biodiversidade e no Desenvolvimento Sustentável”. Para informações e inscrições acesse: https://www.even3.com.br/sengebbio2.

Perfil do professor

Paraibano, natural de São Sebastião do Umbuzeiro e com laços familiares em Sumé-PB, radicado em Recife, o professor Malaquias Batista, 82 anos, dedica-se há mais de 50 anos às pesquisas na área de nutrição, com foco no combate à desnutrição infantil.Possui Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo e é Bolsista 1A do CNPq. Distinguido com a medalha Oswaldo Cruz (MS) e Honra ao Mérito (Anvisa). Ex-consultor da FAO, OMS e UNICEF para missões especiais em países da África e América Latina, incluindo o Brasil. Ganhador do Prêmio Nacional de Segurança Alimentar da Fundação Bungue (São Paulo). Distinguido com o prêmio Anísio Teixeira da Capes (MEC) 2016. Atualmente é docente da pós graduação em Saúde Integral do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP (entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana).

Ele tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: estado nutricional da população, anemia, deficiência de vitamina A, alimentação e meio ambiente, políticas e programas de nutrição. Além disso, integra o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e é Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).