Página inicial > CDSA > Notícias > UFCG lança editais para seleção de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), lançou edital para seleção de projetos no âmbito dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas e PIBIC Ensino Médio), de Voluntários em Iniciação Científica (PIVIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e de Voluntários em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI), vigência 2021-2022.

O PIBIC Ações Afirmativas é voltado exclusivamente à promoção da formação de estudantes de graduação beneficiários de políticas de ações afirmativas.

O número de bolsas disponibilizadas pelos programas que oferecem o auxílio depende de definição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de cota específica da UFCG, conforme disponibilidade orçamentária. A quantidade de bolsas, bem como o valor, serão informados tão logo estejam definidos.

Podem participar dos programas pesquisadores, professores e servidores técnico-administrativos de nível superior, todos com título de doutor. As inscrições de projetos devem ser feitas de 24 de maio a 20 de junho, por meio do Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projetos (SAAP), conforme instruções dos editais.

Os projetos serão avaliados pelos consultores ad hoc e pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica. O parecer final será dado pelo Comitê Externo, especificamente convidado para o processo de seleção.

Segundo a Portaria MCTIC Nº1.122, de 19 de março de 2020, estabelecem-se como prioritários os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações voltados para as seguintes áreas de tecnologias:

Estratégicas

- Saneamento Básico
- Segurança Hídrica
- Tecnologias Assistivas

O resultado preliminar será publicado em 3 de agosto, com o período de solicitação de reconsideração ocorrendo nos dias 4 e 5, e o resultado final saindo no dia 6 de agosto. A inscrição dos alunos indicados pelos orientadores acontecerá de 6 a 14 de agosto.

Acesse os editais, com cronogramas e instruções detalhadas.

Edital PIBIC
Edital PIBIC Ações Afirmativas