Página inicial > CDSA > Notícias > Trabalhos científicos de professores do CDSA são publicados na revista Desenvolvimento e Meio Ambiente

Os trabalhos possuem como cenário a transposição do rio São Francisco.

Dois trabalhos científicos de professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG foram publicados na revista Desenvolvimento e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O primeiro foi “Conflitos pelo acesso à água: impactos da Transposição do rio São Francisco sobre a Vila Lafayete, Monteiro/PB”, de Maicon Miguel Vieira da Silva (Universidade Federal de São Carlos), Paulo Cesar Oliveira Diniz (CDSA/UFCG) e Paulo da Costa Medeiros (CDSA/UFCG). Já o segundo trabalho trate-se de “A construção de um modelo de transferência sustentável no Brasil: uma análise a partir do modelo Tajo-Segura na Espanha”, de José Irivaldo Alves Oliveira Silva (CDSA/UFCG) e Joaquín Melgarejo Moreno (Universidade de Alicante, San Vicente del Raspeig, Alicante, Espanha).

No artigo “A construção de um modelo de transferência sustentável no Brasil: uma análise a partir do modelo Tajo-Segura na Espanha”, os pesquisadores questionam em que medida a presença de um modelo de governança hídrica impacta positivamente na pós-transposição e que experiências com a transposição do Tajo-Segura pode demonstrar à transposição do São Francisco? Dessa forma, investigando in loco os dois modelos , tendo acesso a documentos, à legislação e a amplo referencial teórico, aplicando-se os métodos indutivo e comparativo, foi possível trazer o impacto de uma transposição para o desenvolvimento regional do sudeste espanhol e pensar nos problemas que o modelo, ou a falta de modelo, da transposição do “Velho Chico” possui. Os pesquisadores pensaram em apresentar essas intervenções em contextos semelhantes, porém, buscando compreender a experiência de cada uma e, principalmente, como se desenvolveu o modelo de governança na transposição do Tajo-Segura.

O artigo “Conflitos pelo acesso à água: impactos da Transposição do rio São Francisco sobre a Vila Lafayete, Monteiro/PB” buscou refletir sobre os impactos do projeto da transposição das águas do rio São Francisco em relação à privação do acesso à água por parte das famílias afetadas e os conflitos socioambientais decorrentes do deslocamento compulsório e do reassentamento das populações impactadas. O estudo realizado (por meio de questionário e observações) com as famílias reassentadas na Vila Produtiva Rural Lafayete, no município de Monteiro (PB), demonstrou que, mesmo tendo sido beneficiadas (com a vila situada às margens dos canais da obra), as famílias ficaram privadas do acesso à água por quase três anos após a chegada ao reassentamento, demonstrando o descaso da ação governamental com as populações tradicionais no contexto dos grandes projetos de desenvolvimento.

Leia os artigos em https://revistas.ufpr.br/made/issue/view/3058.

A revista

A revista Desenvolvimento e Meio Ambiente é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais objetivos da revista são publicar artigos de qualidade sobre temas socioambientais nos âmbitos local, nacional e internacional e divulgá-los amplamente em vários circuitos acadêmicos. Ancorado em uma perspectiva interdisciplinar, o foco central da revista é a discussão de problemáticas que se inscrevam na intersecção entre sociedade e natureza. Seu foco socioambiental busca uma visão inovadora, multidimensional e abrangente, que se origine em um diálogo profundo entre os vários campos do conhecimento científico. Artigos de caráter estritamente disciplinar ou de natureza exclusivamente técnica deverão ser encaminhados para outros periódicos e não serão considerados para publicação, independentemente da sua qualidade.