Página inicial > CDSA > Notícias > Projeto no CDSA-UFCG comemora o Dia Mundial do Solo

Projeto no CDSA-UFCG comemora o Dia Mundial do Solo

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo e, para comemorar a data e homenagear o solo, os integrantes do Projeto Solo na Escola/UFCG do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG organizaram o Webinario Feira do Solo, que será realizado na tarde deste sábado, 5 de dezembro, com início às 13h. Durante a atividade serão apresentados os vencedores dos concurso de fotografia “Meu jeito de ver o solo” e de cordel “Solo diVerso & Prosa”.

"Será uma prosa pra de animada com os personagens do Teatrinho do Solo e convidados", destacou a coordenadora do projeto, professora Adriana Meira Vital. A live poderá ser acompanhada via Canal YouTube do Projeto Solo na Escola/UFCG (https://www.youtube.com/channel/UC5erLCfSt701UlF-g_LkqOA).

A data 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo) foi instituída em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) objetivando sensibilizar as pessoas para a importância do solo como grande organismo vivo que sustenta e mantem a vida na Terra e da importância de se desenvolver práticas e ações que despertem as pessoas para a necessidade de proteger, conservar e manejar de forma sustentável esse precioso recurso ambiental, além de buscar despertar tomadores de decisão no sentido de fomentar políticas públicas de cuidado com o solo. Nesse dia instituições do mundo inteiro desenvolvem atividades para divulgar pesquisas e informar a população sobre a relevância do solo para a humanidade.

Anualmente a FAO escolhe um tema gerador. O tema deste ano é “Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo”. A biota do solo, ou as pequenas criaturas que vivem no solo alimentam e protegem a biodiversidade abaixo e acima dele. É o mundo escondido sob nossos pés que mantém o solo saudável e fértil e determina os principais processos biogeoquímicos que tornam possível a vida de todos nós.
O solo é sem dúvida um dos recursos mais significativos do ecossistema, contribuindo para a nossa alimentação, água e energia e desempenhando um papel importante na redução do impacto das mudanças climáticas. Por todas essas razões, é hora de o Dia Mundial do Solo se tornar conhecido por mais pessoas – crianças, jovens e agricultores, professores da Educação Básica e donas de casa - do que apenas professores das Ciências Agrárias, cientistas e pesquisadores do solo, preocupados com o bem-estar de nosso Planeta.

A proposta é que discutir esse tema ajude a aumentar a conscientização sobre a importância de manter ecossistemas saudáveis e o bem-estar humano, abordando os desafios crescentes no manejo do solo, lutando contra atitudes e práticas que promovem a perda da biodiversidade, como as queimadas, os desmatamentos e o uso de venenos na agricultura, que, consequentemente, afetam negativamente e diminuem a possibilidade de vida das diversas formas de vida, inclusive a humana. A ideia, por fim, é sensibilizar as pessoas de modo geral a se comprometerem a melhorar proativamente a saúde do solo, um dos nossos recursos naturais não renováveis mais importantes.