Página inicial > Noticias > Diretor do CDSA participa de assembleia para escolha dos representantes no Conselho Nacional de Recursos Hídricos

• Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 13h52

O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, professor Hugo Morais de Alcântara, participou no último dia 6 de novembro, da assembleia para a escolha dos representantes das Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa (OTEPS) no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Na ocasião, o coordenador geral do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), o professor Jefferson Nascimento de Oliveira, representando a UNESP, foi eleito para um mandato de quatro anos.

Após a homologação do resultado, serão escolhidos os representantes das câmaras técnicas do CNRH. “A intenção é de que possamos ter representação em cada uma das seis câmaras técnicas do Conselho", o professor Hugo.

“Aproveitando a oportunidade, agendamos reunião na Agência Nacional de Águas para tratar de assuntos relacionados ao ProfÁgua, com participação dos coordenadores dos polos da UFCG, UEA (Universidade Estadual do Amazonas) e Universidade Federal de Roraima, também vinculados ao Programa”, informou o professor Hugo.

“Após a realização da reunião na Agência Nacional de Águas e cumprindo o agendamento prévio de nossa missão, participamos da reunião com a gerência da Capes de acompanhamento dos mestrados profissionais, para discutir o alinhamento de metas e prazos para realização das defesas dos mestrandos, tipos de produtos que devem ser apresentados junto a ANA e Capes, espaço temporal do ProfÁgua e possibilidade de atendimento de demandas específicas de setores interessados em investir no referido programa”, completou.

Conselho Nacional de Recursos Hídricos

O CNRH é um órgão colegiado que desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água sendo, assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no País. Por articular a integração das políticas públicas no Brasil é reconhecido pela sociedade como orientador para um diálogo transparente no processo de decisões no campo da legislação de recursos hídricos.

O Conselho é composto por representantes dos Ministérios e Secretarias da Presidência da República com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos, pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, pelos usuários dos recursos hídricos e por organizações civis de recursos hídricos.